Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorFreire, Coroline Santos-
dc.creatorFreire, Coroline Santos-
dc.date.accessioned2021-03-09T19:14:59Z-
dc.date.available2021-03-09T19:14:59Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33003-
dc.description.abstractEsta monografia analisou as manifestações da violência nas sociedades de classe, especialmente na sociedade capitalista contemporânea e as possibilidades de construção de sujeitos revolucionários através da educação para a transformação da realidade, utilizando-se do levantamento bibliográfico como fonte de pesquisa. Entre outros autores, destacamos na análise as contribuições de Marx (1983, 1984), Engels (1981), Suchodolski (1976), Vazquez (2007), Lessa e Tonet (2008). No primeiro capítulo, buscou se construir um quadro teórico, compreendendo as formações sociais desde as primitivas até a atualidade, focando na forma como a sociedade capitalista organiza a violência com o objetivo de manter o status quo. No segundo capítulo, analisamos como a manutenção da sociedade capitalista e suas conseqüências sociais e econômicas levam ao confronto entre os movimentos sociais e o capital, situação em que a violência é utilizada de maneira revolucionária. A partir daí, a pesquisa seguiu com o intuito de analisar a educação como possibilidade de constituição de sujeitos conscientes da sua realidade. Como resultado constatou-se que a educação, nas condições indicadas no terceiro capítulo, poder constituir agente de transformação social, através de uma práxis revolucionária que supere o sistema capitalista, possibilitando a construção de novas relações materiais como base para a constituição de sujeitos autônomos e responsáveis pela construção de uma sociedade que atenda as demandas socialistas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência de classept_BR
dc.subjectmovimentos sociaispt_BR
dc.subjecteducação de sujeitos revolucionáriospt_BR
dc.titleA violência de classe na sociedade capitalista: papel da educação na formação de subjetividades revolucionáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesCasagrande, Nair-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO (2).pdf290,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.