Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Freire, Coroline Santos | - |
dc.creator | Freire, Coroline Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T19:14:59Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T19:14:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33003 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia analisou as manifestações da violência nas sociedades de classe, especialmente na sociedade capitalista contemporânea e as possibilidades de construção de sujeitos revolucionários através da educação para a transformação da realidade, utilizando-se do levantamento bibliográfico como fonte de pesquisa. Entre outros autores, destacamos na análise as contribuições de Marx (1983, 1984), Engels (1981), Suchodolski (1976), Vazquez (2007), Lessa e Tonet (2008). No primeiro capítulo, buscou se construir um quadro teórico, compreendendo as formações sociais desde as primitivas até a atualidade, focando na forma como a sociedade capitalista organiza a violência com o objetivo de manter o status quo. No segundo capítulo, analisamos como a manutenção da sociedade capitalista e suas conseqüências sociais e econômicas levam ao confronto entre os movimentos sociais e o capital, situação em que a violência é utilizada de maneira revolucionária. A partir daí, a pesquisa seguiu com o intuito de analisar a educação como possibilidade de constituição de sujeitos conscientes da sua realidade. Como resultado constatou-se que a educação, nas condições indicadas no terceiro capítulo, poder constituir agente de transformação social, através de uma práxis revolucionária que supere o sistema capitalista, possibilitando a construção de novas relações materiais como base para a constituição de sujeitos autônomos e responsáveis pela construção de uma sociedade que atenda as demandas socialistas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência de classe | pt_BR |
dc.subject | movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | educação de sujeitos revolucionários | pt_BR |
dc.title | A violência de classe na sociedade capitalista: papel da educação na formação de subjetividades revolucionárias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referees | Casagrande, Nair | - |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO (2).pdf | 290,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.