Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32997
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os textos da tradição oral na alfabetização dos idosos
Autor(es): Gomes, Bárbara da Silva Bittencourt
Autor(es): Gomes, Bárbara da Silva Bittencourt
Abstract: A presente monografia discorre sobre os textos da tradição considerados como gêneros orais que favorecem a alfabetização e contemplam o letramento em turmas de idosos. Através do levantamento bibliográfico, destacamos como autores que serviram de referenciais: Soares (1998, 2001, 2003, 2004), Coutinho (2003, 2005), Morais (2005), Marcushi e Dionisio (2007), Zumthor (1997), Araújo (2011) entre outros. No primeiro momento realizou-se uma análise dos conflitos biológicos e sociais vividos pelos idosos no Brasil e os motivos pelos quais se colocam no papel de aprendizes. No segundo desenvolveu-se abordagens sobre questões em discussão que envolve os termos alfabetização e letramento, assim como as implicações de cada processo para a educação,seguido de abordagens acerca de um trabalho pedagógico na perspectiva construtivista, visando uma alfabetização efetiva e competente. Já no terceiro momento, sugeriu-se com base na concepção proposta incorporar os textos da tradição oral às práticas de alfabetização considerando as relações entre oralidade, escrita,ludicidade e tradição popular já que são gêneros orais que se articulam com estes aspectos. A partir disto, foram evidenciados motivos que tornam esses gêneros favoráveis para apropriação da leitura e escrita. Consideramos como textos da tradição oral adequados para alfabetização de idosos os provérbios, ditos e ditados populares, parlendas, acalantos e adivinhas, e assim analisamos suas funções e usos na sociedade, e sugerirmos atividades com estes textos. Concluiu-se ao final desta monografia que os textos da tradição oral, além de serem gêneros de grande circulação nas interações sociais associados as suas características discursivas, privilegiam de forma significativa e efetiva o processo de alfabetização e letramento.
Palavras-chave: idosos
alfabetização
letramentos
textos da tradição oral
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32997
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA BÁRBARA GOMES PDF.pdf373,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.