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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32995
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Interface educação e saúde: concepções controvérsias sobre o TDAH |
Autor : | Abdon, Camila Jones |
metadata.dc.creator: | Abdon, Camila Jones |
Resumen : | O trabalho monográfico que se segue possui como objeto de estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De natureza qualitativa,objetivou identificar qual a concepção sobre o TDAH dos profissionais especializados que trabalham com esse Transtorno na perspectiva de contribuir para a formação dos profissionais de educação. O estudo se deu através de um contexto de vida real no qual entrevistas foram aplicadas com psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos; esses expuseram suas concepções a respeito do “transtorno” ou suposto transtorno para alguns, tendo assim, controvérsias a serem debatidas. Esse trabalho expõe também opiniões de diversos autores sobre a medicalização e os efeitos dessa para o desenvolvimento escolar. Como resultado do trabalho de pesquisa teórico e empírico se observou, no que diz respeito à concepção, diagnóstico, tratamento ou até a própria existência do TDAH, que ainda não se tem comprovações científicas suficientes que argumentem tal existência. Portanto, tema polêmico e de grande relevância para a reflexão no âmbito da educação e da saúde. |
Palabras clave : | TDAH Concepção Medicalização |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA - FACED |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pedagogia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32995 |
Fecha de publicación : | 9-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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