Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32993
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura infantil e alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: um encontro necessário
Autor(es): Santos, Gergia Carine Silva dos
Autor(es): Santos, Gergia Carine Silva dos
Abstract: A presente pesquisa teve como finalidade suscitar uma reflexão sobre a importância da utilização da literatura infantil no processo de alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental, abordando questões sobre as contribuições que esse encontro proporciona, e partindo desse pressuposto, compreender como a literatura infantil contribui para o processo de ensino aprendizado na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo analisar os benefícios do encontro entre a literatura infantil e a alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Foram levantadas bibliografias existentes no que se refere a literatura infantil, alfabetização de crianças e a implementação do ensino fundamental de nove anos. Dessa forma, a opção metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base empírica, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos a partir de diálogos e entrevista com professores do primeiro ano do ensino fundamental. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Abramovich (2009), Ferreiro (1992,2000), Saraiva (2001), Zilberman (2003, 2005), Lajolo (1991, 2000), Cademartori (2006), Tfouni (2002), Amarilha (2009), Soares (2003), Frade (2007), entre outros. Buscou-se analisar as contribuições que o uso da literatura infantil proporciona para o processo de alfabetização de crianças que fazem parte do primeiro ano do ensino fundamental obrigatório recente implantado, que estão inseridos em uma sociedade onde o domínio da leitura e da escrita, e o uso social de ambas são tão importantes. É trazido conceitos e um breve histórico da literatura infantil, bem como concepções de alfabetização e uma explanação a respeito da implementação do ensino fundamental de nove anos, para, dessa forma, compreender as contribuições que esse encontro oferece às crianças que estão nessa etapa de ensino. O presente estudo procura instigar sobre as diversas possibilidades que os textos infantis oferecem para a dinamização da prática docente com crianças em processo de alfabetização.
Palavras-chave: Literatura infantil
Alfabetização de crianças
Primeiro ano do ensino fundamental
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32993
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOGRAFIA GEORGIA CARINE SILVA DOS SANTOS.pdf440,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.