Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorSantos, Gergia Carine Silva dos-
dc.creatorSantos, Gergia Carine Silva dos-
dc.date.accessioned2021-03-09T17:55:26Z-
dc.date.available2021-03-09T17:55:26Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32993-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como finalidade suscitar uma reflexão sobre a importância da utilização da literatura infantil no processo de alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental, abordando questões sobre as contribuições que esse encontro proporciona, e partindo desse pressuposto, compreender como a literatura infantil contribui para o processo de ensino aprendizado na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo analisar os benefícios do encontro entre a literatura infantil e a alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Foram levantadas bibliografias existentes no que se refere a literatura infantil, alfabetização de crianças e a implementação do ensino fundamental de nove anos. Dessa forma, a opção metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base empírica, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos a partir de diálogos e entrevista com professores do primeiro ano do ensino fundamental. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Abramovich (2009), Ferreiro (1992,2000), Saraiva (2001), Zilberman (2003, 2005), Lajolo (1991, 2000), Cademartori (2006), Tfouni (2002), Amarilha (2009), Soares (2003), Frade (2007), entre outros. Buscou-se analisar as contribuições que o uso da literatura infantil proporciona para o processo de alfabetização de crianças que fazem parte do primeiro ano do ensino fundamental obrigatório recente implantado, que estão inseridos em uma sociedade onde o domínio da leitura e da escrita, e o uso social de ambas são tão importantes. É trazido conceitos e um breve histórico da literatura infantil, bem como concepções de alfabetização e uma explanação a respeito da implementação do ensino fundamental de nove anos, para, dessa forma, compreender as contribuições que esse encontro oferece às crianças que estão nessa etapa de ensino. O presente estudo procura instigar sobre as diversas possibilidades que os textos infantis oferecem para a dinamização da prática docente com crianças em processo de alfabetização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetização de criançaspt_BR
dc.subjectPrimeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleLiteratura infantil e alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: um encontro necessáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesBatista, Hildonice de Souza-
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOGRAFIA GEORGIA CARINE SILVA DOS SANTOS.pdf440,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.