Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Gergia Carine Silva dos | - |
dc.creator | Santos, Gergia Carine Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T17:55:26Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T17:55:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32993 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como finalidade suscitar uma reflexão sobre a importância da utilização da literatura infantil no processo de alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental, abordando questões sobre as contribuições que esse encontro proporciona, e partindo desse pressuposto, compreender como a
literatura infantil contribui para o processo de ensino aprendizado na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo analisar os benefícios do encontro entre a literatura infantil e a
alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Foram levantadas bibliografias existentes no que se refere a literatura infantil, alfabetização de crianças e a implementação do ensino fundamental de nove anos.
Dessa forma, a opção metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base empírica, que é um enfoque
qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos a partir de diálogos e entrevista com professores do
primeiro ano do ensino fundamental. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Abramovich
(2009), Ferreiro (1992,2000), Saraiva (2001), Zilberman (2003, 2005), Lajolo (1991, 2000), Cademartori (2006),
Tfouni (2002), Amarilha (2009), Soares (2003), Frade (2007), entre outros. Buscou-se analisar as contribuições que o uso da literatura infantil proporciona para o processo de alfabetização de crianças que fazem parte do
primeiro ano do ensino fundamental obrigatório recente implantado, que estão inseridos em uma sociedade onde o domínio da leitura e da escrita, e o uso social de ambas são tão importantes. É trazido conceitos e um breve
histórico da literatura infantil, bem como concepções de alfabetização e uma explanação a respeito da implementação do ensino fundamental de nove anos, para, dessa forma, compreender as contribuições que esse encontro oferece às crianças que estão nessa etapa de ensino. O presente estudo procura instigar sobre as
diversas possibilidades que os textos infantis oferecem para a dinamização da prática docente com crianças em processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de crianças | pt_BR |
dc.subject | Primeiro ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil e alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: um encontro necessário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Batista, Hildonice de Souza | - |
dc.contributor.referees | Soares, Leila da Franca | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|