Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32992
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O grafismo infantil como conteúdo significativo do currículo do curso de pedagogia da UFBA
Autor(es): Mota, Aline Almeida Campos
Autor(es): Mota, Aline Almeida Campos
Abstract: O Grafismo Infantil é a representação gráfica da visão da criança sobre o mundo, na qual ela utiliza garatujas, símbolos e desenhos para demonstrar o seu entendimento, tal produção é rica em significados. Este trabalho objetiva apresentar a importância de incluir o tema Grafismo Infantil como um conteúdo significativo no currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, analisando a estrutura curricular existente e o histórico do curso, contando com o auxílio de uma pesquisa qualitativa, sob a modalidade de estudo de caso, realizada com 20 alunos e três professores da Faculdade de Educação, além de uma entrevista com a coordenadora atual do curso de Pedagogia. Para dar ênfase a discussão sobre a relevância do Grafismo Infantil na formação dos futuros pedagogos, foi elaborada uma breve revisão bibliográfica das obras de autores influentes como Jean Piaget, Edith Derdyk, Maureen Cox e Florence de Meredieu que, através de simples reflexões, possibilitam a compreensão do universo infantil e das necessidades específicas das crianças durante o período em que a comunicação com o mundo é realizada através de desenhos até a fase em que estes desenhos abrem espaço para a evolução da escrita, e como o papel do professor como mediador desta evolução é indispensável. Os resultados obtidos durante a produção da monografia revelaram a fragilidade existente na aprendizagem dos graduandos na perspectiva do tema abordado, em que as informações concedidas pelos professores e as afirmações feitas pelos alunos demonstraram uma discordância ao que se refere à abordagem do Grafismo Infantil nas disciplinas disponibilizadas durante o processo de graduação. Para isto, este trabalho visa ampliar as informações sobre a atual situação dos pedagogos em formação e a relação com a educação infantil, demonstrando a necessidade de compreender o Grafismo Infantil como seguimento essencial aos profissionais que irão se tornar responsáveis pela educação das crianças.
Palavras-chave: Grafismo Infantil.
Currículos
Pedagogia
Educação Infantil
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32992
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOGRAFIA ALINE ALMEIDA CAMPOS MOTA.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.