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dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorMota, Aline Almeida Campos-
dc.creatorMota, Aline Almeida Campos-
dc.date.accessioned2021-03-09T17:46:41Z-
dc.date.available2021-03-09T17:46:41Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32992-
dc.description.abstractO Grafismo Infantil é a representação gráfica da visão da criança sobre o mundo, na qual ela utiliza garatujas, símbolos e desenhos para demonstrar o seu entendimento, tal produção é rica em significados. Este trabalho objetiva apresentar a importância de incluir o tema Grafismo Infantil como um conteúdo significativo no currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, analisando a estrutura curricular existente e o histórico do curso, contando com o auxílio de uma pesquisa qualitativa, sob a modalidade de estudo de caso, realizada com 20 alunos e três professores da Faculdade de Educação, além de uma entrevista com a coordenadora atual do curso de Pedagogia. Para dar ênfase a discussão sobre a relevância do Grafismo Infantil na formação dos futuros pedagogos, foi elaborada uma breve revisão bibliográfica das obras de autores influentes como Jean Piaget, Edith Derdyk, Maureen Cox e Florence de Meredieu que, através de simples reflexões, possibilitam a compreensão do universo infantil e das necessidades específicas das crianças durante o período em que a comunicação com o mundo é realizada através de desenhos até a fase em que estes desenhos abrem espaço para a evolução da escrita, e como o papel do professor como mediador desta evolução é indispensável. Os resultados obtidos durante a produção da monografia revelaram a fragilidade existente na aprendizagem dos graduandos na perspectiva do tema abordado, em que as informações concedidas pelos professores e as afirmações feitas pelos alunos demonstraram uma discordância ao que se refere à abordagem do Grafismo Infantil nas disciplinas disponibilizadas durante o processo de graduação. Para isto, este trabalho visa ampliar as informações sobre a atual situação dos pedagogos em formação e a relação com a educação infantil, demonstrando a necessidade de compreender o Grafismo Infantil como seguimento essencial aos profissionais que irão se tornar responsáveis pela educação das crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrafismo Infantil.pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO grafismo infantil como conteúdo significativo do currículo do curso de pedagogia da UFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesBatista, Hildonice de Souza-
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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