https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32914
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Violência simbólica da escola: uma revisão de conceitos |
Autor(es): | Logrado, Elaine Cristina Pereira |
Autor(es): | Logrado, Elaine Cristina Pereira |
Abstract: | A violência no cotidiano escolar tem se tornado uma grande preocupação da sociedade. Os seguimentos escolares em geral interpretam a violência de forma diferenciada e não é viabilizada nas instituições espaços para elucidar essa temática. De modo que entendemos ser necessária a investigação do conceito e da percepção da violência antes de qualquer tentativa de sua superação dentro da escola ou em contexto global. Consciente da sua dimensão, complexidade e principalmente da necessidade de discutir o tema: violência simbólica da escola: uma revisão de conceitos. O estudo procura definir o conceito de violência que é complexo e possui uma variabilidade de sentidos, destacando em especial de caráter simbólico praticada pela escola, apontada por Bourdieu e Passeron (1970). Serão discutidos os tipos de violência escolar e os aspectos ideológicos da escola. A realização deste trabalho ocorreu a partir de uma pesquisa bibliográfica que reúne autores diversos tais como: Pierre Bourdieu; Jean Claude Passeron; Louis Althusser; Miriam Abramovay; Angel Pino; Claudio M. Martins Nogueira; Alba Zaluar e outros que contribuem para o estudo acerca da violência da escola. |
Palavras-chave: | Violência Violência simbólica Ideologia Violência escolar |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32914 |
Data do documento: | 1-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELAINE CRISTINA PEREIRA LOGRADO.pdf | 229,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.