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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência simbólica da escola: uma revisão de conceitos
Autor(es): Logrado, Elaine Cristina Pereira
Autor(es): Logrado, Elaine Cristina Pereira
Abstract: A violência no cotidiano escolar tem se tornado uma grande preocupação da sociedade. Os seguimentos escolares em geral interpretam a violência de forma diferenciada e não é viabilizada nas instituições espaços para elucidar essa temática. De modo que entendemos ser necessária a investigação do conceito e da percepção da violência antes de qualquer tentativa de sua superação dentro da escola ou em contexto global. Consciente da sua dimensão, complexidade e principalmente da necessidade de discutir o tema: violência simbólica da escola: uma revisão de conceitos. O estudo procura definir o conceito de violência que é complexo e possui uma variabilidade de sentidos, destacando em especial de caráter simbólico praticada pela escola, apontada por Bourdieu e Passeron (1970). Serão discutidos os tipos de violência escolar e os aspectos ideológicos da escola. A realização deste trabalho ocorreu a partir de uma pesquisa bibliográfica que reúne autores diversos tais como: Pierre Bourdieu; Jean Claude Passeron; Louis Althusser; Miriam Abramovay; Angel Pino; Claudio M. Martins Nogueira; Alba Zaluar e outros que contribuem para o estudo acerca da violência da escola.
Palavras-chave: Violência
Violência simbólica
Ideologia
Violência escolar
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32914
Data do documento: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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