Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32853
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Um diálogo entre cultura da classe popular e escolar: projeto popular lugar de aprender
Autor : Santana, Cleidiane Vitoria
metadata.dc.creator: Santana, Cleidiane Vitoria
Resumen : Esta monografia é uma pesquisa participante com tema associado ao diálogo da cultura escolar e da cultura da classe popular tendo como modelo o projeto popular lugar de aprender, indicando o como estas culturas dialogam e o como a classe popular pode utilizar a ciência como ferramenta facilitadora na rotina diária e assim encontrar um pouco de espaço numa sociedade que exige dos seus uma formação básica acadêmica que pouco serve para a vida prática. Deste modo, respondemos a seguinte questão: em que sentido a cultura popular pode dialogar com a cultura escolar na realidade dos adolescentes do bairro de Boa Vista de São Caetano acompanhado pelo Projeto Popular Lugar de Aprender (PPLA)? Com intenção de abordar esta temática foi realizada uma analise sobre em que sentido a cultura popular pode dialogar com a cultura escolar na realidade dos adolescentes do Projeto Popular Lugar de Aprender, visando apresentar cultura conceituando-a, apontando e, sobretudo conceituando a cultura da classe popular e escolar, estabelecendo relação entre a escola e a cultura erudita. Apresentando também Projeto Popular Lugar de Aprender. Utilizamos como referenciais teóricos principais: Freire, Laraia e Arantes. Este texto foi produzido propositalmente com ditos populares associados a uma hermenêutica considerada acadêmica, a fim de fortalecer o argumento de que é possível a junção das culturas popular e erudita, tornando a cultura erudita uma ferramenta da classe popular, pois considero que o ser humano é mais importante que sua classe ou suas posses, posição política ou qualquer outra coisa.
Palabras clave : cultura popular
cultura Escolar
Educação Popular
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED - UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32853
Fecha de publicación : 22-feb-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cleidiane TCC - final.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.