Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.authorAssis, Thais Silva Andrade-
dc.creatorAssis, Thais Silva Andrade-
dc.date.accessioned2021-01-29T22:42:54Z-
dc.date.available2021-01-29T22:42:54Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32743-
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico destaca a importância da aquisição da leitura a partir da significação. Para isto foram estudados teóricos que têm sido utilizados como referência para o ensino-aprendizagem desta habilidade, ressaltando a importância de a leitura ser adquirida de forma prazerosa e significativa pelos discentes. Como processo de elaboração deste trabalho, foram realizadas duas etapas que se complementaram. Na primeira, a pesquisa bibliográfica e, na segunda, a pesquisa de campo, aplicando-se questionários a docentes e discentes de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Com aplicação desses questionários, foi possível mensurar quais são os conceitos que esses possuem sobre leitura e quais são as finalidades que atribuem a esta habilidade. Buscou-se, através dos diversos teóricos e dessa pesquisa de campo, salientar que é necessário à prática do ensino da leitura se trabalhar com textos significativos e contextualizados, que proporcionem ao aluno maior interação com o conhecimento a ser adquirido. Este trabalho tem por finalidade maior verificar quais são os conceitos de leitura e quais são as expectativas que os discentes possuem para esta aprendizagem, e possibilitar ao professor uma reflexão sobre sua prática em sala de aula para o ensino da leitura, levando em consideração que ser leitor é primordial para se formar leitores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subjectSignificação da leiturapt_BR
dc.subjectLeitura na sala de aulapt_BR
dc.titleA aquisição e a significação da leitura para alunos do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.refereesMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Silva Andrade Assis.pdf246,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.