Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Emília Helena Portella Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Assis, Thais Silva Andrade | - |
dc.creator | Assis, Thais Silva Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T22:42:54Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T22:42:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32743 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico destaca a importância da aquisição da leitura a partir da significação. Para isto foram estudados teóricos que têm sido utilizados como referência para o ensino-aprendizagem desta habilidade, ressaltando a importância de a leitura ser adquirida de forma prazerosa e significativa pelos discentes. Como processo de elaboração deste trabalho, foram realizadas duas etapas que se complementaram. Na primeira, a pesquisa bibliográfica e, na segunda, a pesquisa de campo, aplicando-se questionários a docentes e discentes de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Com aplicação desses questionários, foi possível mensurar quais são os conceitos que esses possuem sobre leitura e quais são as finalidades que atribuem a esta habilidade. Buscou-se, através dos diversos teóricos e dessa pesquisa de campo, salientar que é necessário à prática do ensino da leitura se trabalhar com textos significativos e contextualizados, que proporcionem ao aluno maior interação com o conhecimento a ser adquirido. Este trabalho tem por finalidade maior verificar quais são os conceitos de leitura e quais são as expectativas que os discentes possuem para esta aprendizagem, e possibilitar ao professor uma reflexão sobre sua prática em sala de aula para o ensino da leitura, levando em consideração que ser leitor é primordial para se formar leitores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Aquisição | pt_BR |
dc.subject | Significação da leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura na sala de aula | pt_BR |
dc.title | A aquisição e a significação da leitura para alunos do ensino fundamental I | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Souza, Emília Helena Portella Monteiro de | - |
dc.contributor.referees | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|