Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32739
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação entre afetividade e aprendizagem na educação infantil
Authors: Santos, Mayana Souza
metadata.dc.creator: Santos, Mayana Souza
Abstract: O presente trabalho tem como tema central a afetividade na Educação Infantil. Discute a afetividade na relação professor-aluno, definindo-a como condição indispensável para o desenvolvimento da criança na escola. Para elucidar essa questão, buscou-se os referenciais teóricos de Wallon, Vygotsky e Piaget. No primeiro capítulo,é feito um estudo sobre a afetividade e suas implicações na relação professor-aluno, elencando alguns conceitos sobre a afetividade, bem como o desdobramento da afetividade da criança nas relações sociais e o desdobramento da afetividade na relação professor-aluno. Já no segundo capítulo, é apresentada a relação afetiva e a aprendizagem na Educação Infantil, levando em consideração o conceito de afetividade e o Piaget orienta sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos. E por fim, no último capítulo, relaciona-se a afetividade e o processo de aprendizagem na Educação Infantil, com base em entrevistas com duas professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil. É possível concluir que a afetividade é uma condição importante no relacionamento entre professor e aluno, pois este é imprescindível para o desenvolvimento da inteligência e, portanto, da aprendizagem.
Keywords: Educação infantil
Afetividade
Relação professor-aluno
Educação afetiva
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32739
Issue Date: 29-Jan-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.