Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32738
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição da família no desenvolvimento e aprendizagem da criança com múltipla deficiência
Autor(es): Ribeiro, Simone Rosa
Autor(es): Ribeiro, Simone Rosa
Abstract: O trabalho teve como objetivo investigar o papel da família no desenvolvimento e aprendizagem de criança com múltipla deficiência. A pesquisa tem uma importante relevância social, pois trata de uma temática pouco explorada em tempos de inclusão. Para tanto foram considerados aspectos relacionados ao conceito de família, múltipla deficiência, desenvolvimento e aprendizagem. A pesquisa toma uma perspectiva baseada na teoria de Vygotsky que considera o individuo aliado a sua historia social, bem como uma perspectiva ecologica baseado na teoria de Bronfenbrenner que acrescenta muito para educação com a teoria do sistema.Nestas duas concepções o individuo é formado a partir das interações com o seu meio social.Na pesquisa a família é tomada como eixo norteador, portanto tem um papel preponderante neste processo.A pesquisa tráz aspectos relacionados ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com múltipla deficiência, também dialoga um pouco com espaços necessários para o desenvolvimento da criança com múltipla deficiência como a escola e a instituição especializada.
Palavras-chave: Família
Desenvolvimento
Aprendizagem
Múltipla deficiência
Criança
CNPq: Educação
Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32738
Data do documento: 29-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (13).pdf367,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.