Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Ana Cecília Menezes | - |
dc.creator | Azevedo, Ana Cecília Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T16:24:45Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T16:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32732 | - |
dc.description.abstract | No ano de 2015 uma epidemia causada pelo Zika Vírus, causou uma atenção maior devido às sequelas causadas pela infecção do vírus em fetos e recém-nascidos. As crianças nascidas após os pais se infectarem com o vírus apresentaram sequelas graves em seu Sistema Nervoso Central como atrasos neurológicos, a calcificação do cérebro, deformações nos ossos da cabeça e o não crescimento adequado do encéfalo, acarretando a microcefalia, não sendo uma doença em si, mas condição primária para diversas deficiências. A neuroeducação é uma área relativamente nova, a qual tem dialogo com as áreas de pedagogia, psicologia, neuropsicologia e neurociência, tendo como objetivo principal investigar quais as condições humanas podem ser otimizadas ao máximo. A presente monografia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativa, que visa investigar as possíveis contribuições da neuroeducação no processo de ensino e de aprendizagem de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, relacionando-as com as práticas utilizadas pelas as professoras da Educação Infantil. Foi-se utilizando livros, legislações, e artigos científicos pesquisados nas bases de dados da Scielo e Google Acadêmico, utilizando como descritores: Neuroeducação; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Ensino e Aprendizagem; e Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Neuroeducação | pt_BR |
dc.subject | Síndrome Congênita do Zika Vírus | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Contribuições da neuroeducação no processo de ensino e aprendizagem de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus_1 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Galvão, Ana Maria Dias | - |
dc.contributor.referees | Barbosa, Regiane da Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ANA CECÍLIA MENEZES AZEVEDO.pdf | 324,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.