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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32679
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes Neto, Nei de Freitas-
dc.contributor.authorContelli, Daniela Pereira-
dc.creatorContelli, Daniela Pereira-
dc.date.accessioned2021-01-22T21:36:51Z-
dc.date.available2021-01-22T21:36:51Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.date.submitted2020-03-16-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32679-
dc.description.abstractA Questão Sociocientífica (QSC) no campo educacional aborda os conceitos científicos associados à prática social, contextualizando os conhecimentos científicos e tecnológicos à realidade do discente. Assim, a QSC constitui-se um excelente modelo para a Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), contribuindo para a superação da Pedagogia Tradicional e Tecnicista, ainda muito presente no ensino de ciências. Como contraponto à Educação Tradicional, respaldamo-nos na Teoria Crítica devido à capacidade de suscitar dúvidas a respeito do status quo da sociedade e de propor alternativas ao convencionado. O ensino CTSA, em associação à Teoria Crítica, mostra-se como possibilidade de desenvolvimento de uma educação promotora de justiça socioambiental. Estamos interessados em aproximar o ensino de administração a uma abordagem mais questionadora e que possibilite uma formação integral do estudante. Trabalhamos o processo argumentativo, por acreditarmos que saber argumentar proporciona segurança na defesa de ideias, e na apresentação de opinião, habilidades importantes na formação do administrador. Utilizamo-nos da mobilização das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos (CPA), por contemplar o caráter multidimensional da formação integral, envolvendo aspectos cognitivos, questões motoras, de relacionamento interpessoal, autonomia, entre outros. Uma formação que se diz integral, não se limita a instrução de conceitos e orientações de processos, mas procura respeitar a diversidade das habilidades humanas, despertar para a cidadania e resgatar os valores sociais da educação. Os casos, ainda muito utilizados no ensino de administração, mostram-se descontextualizados de aspectos coletivos e comunitários, sugerem simulação e reprodução de fatos, em atendimento às exigências do sistema econômico. De forma a romper com uma educação conservadora, ainda presente nos cursos de administração, sem preocupações com temas socioambientais contemporâneos, acreditamos na intermediação da Teoria Crítica, das dimensões CPA, do processo argumentativo e do uso de QSC como alternativas para promoção do letramento científico crítico. Letramento este, que a partir de um questionamento dos impactos das decisões científicos e tecnológicas para o meio ambiente e sociedade, busca promover cidadãos socioambientalmente responsáveis. Diante de trabalhos exitosos envolvendo o uso de QSC no ensino de ciências, propomo-nos em estudar a contribuição da aplicação de QSC para o ensino de administração. Realizamos uma busca digital por artigos, dissertações e teses e não encontramos publicações relacionando o ensino de administração e a utilização de QSC. Nosso objetivo nessa tese reside em analisar a mobilização das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos, como também da inserção do processo argumentativo e o alcance do letramento científico crítico no ensino de administração. Desenvolvemos, para esta tese, duas sequências didáticas, embasadas na teoria crítica, devido ao fato desta teoria reconhecer o caráter político da educação, permitindo discussões acerca de desigualdade social, relações de poder, entre outros temas. Consideramos esta pesquisa qualitativa como descritiva, por possibilitar avaliar o ensino de administração sob uma nova perspectiva, no nosso caso, à luz das QSC. Na coleta de dados utilizamo-nos das técnicas de observação e entrevista. A análise e interpretação dos dados empíricos referentes a cada sequência encontra-se dividida por capítulos. A proposta de aplicação de duas sequências didáticas buscou favorecer a mobilização das dimensões CPA dos conteúdos de administração, de trabalho, de meio ambiente (descarte de resíduos eletroeletrônicos) e social (consumo), visando à formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis, capazes de tomar decisões e ações no cotidiano. Consideramos que as duas sequências didáticas, envolvendo uma QSC aplicada para disciplinas de administração, foram satisfatórias para motivação da participação dos discentes; favorecimento da mobilização das dimensões CPA; implementação do processo argumentativo, auxiliando os discentes na defesa de um ponto de vista justificado. Esperamos que esta tese possa contribuir para avanços em pesquisas sobre a utilização de QSC no ensino de administração, por meio da introdução da prática argumentativa. Ressaltamos sobre a necessidade de formação sociopolítica de professores, com o objetivo de promover a contextualização de valores, discursos políticos e econômicos, sociais e ambientais no ensino de administraçãopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The Socio-scientific issue (SSI) in the educational field addresses the scientific concepts associated with social practice, contextualizing scientific and technological knowledge to the student’s reality. Thus, the SSI is an excellent model for STSE Education (Science, Technology, Society and Environment), contributing to the overcoming of Traditional and Technical Pedagogy, still very present in science teaching. As a counterpoint to Traditional Education, we rely on Critical Theory due to the ability to raise doubts about the status quo of society and to propose alternatives to the convention. STSE teaching, in association with Critical Theory, shows itself as a possibility of developing an education that promotes socio-environmental justice. We are interested in bringing administration teaching closer to an approach that questions more, that allows an integral training of the student. We work the argumentative process, because we believe that knowing how to argue provides security in the defense of ideas, and in the presentation of opinion, an important skill in the training of the administrator. We use the mobilization of conceptual, procedural and athenalytal dimensions of the contents (CPA), for contemplating the multidimensional character of integral education involving cognitive aspects, issues, interpersonal relationships, autonomy, among others. A training that is said to be integral, is not limited to the instruction of concepts and guidelines of processes, but seeks to respect the diversity of human skills, awakening to citizenship and rescuing the social values of education. The cases, still widely used in the teaching of administration, are decontextualized from collective and community aspects, suggest simulation and reproduction of facts, in compliance with the demands of the economic system. In order to break with a conservative education, still present in management courses, without concerns about contemporary socio-environmental issues. We believe in the intermediation of Critical Theory, of the CPA dimensions, of the argumentative process and the use of QSC as alternatives for the promotion of critical scientific literacy. This letter, which questions the impacts of scientific and technological decisions to the environment and society, seeks to promote socio-environmentally responsible citizens. Faced with successful works involving the use of SSI in science teaching, we propose to study the contribution of the application of SSI to the teaching of administration. We conducted a digital search for articles, dissertations and theses and found no publications relating to the teaching of business administration and the use of SSI. In view of the increasing use of SSI, and for not finding publications relating SSI and administration teaching, given the need to contextualize the scientific and technological values present in society; values that permeate the decisions in the social and environmental spheres, because the cases used in the teaching of administration suggest simulation and reproduction of facts, in compliance with the demands of the economic system, without concerns about contemporary socio-environmental issues. We also realize that, in the teaching of administration subjects, conservative themes still appear, contrasting with appeals to collective and community aspects. Our objective in this thesis is to analyze the mobilization of the conceptual, procedural and attitudinal dimensions of the contents, as well as the insertion of the argumentative process and the scope of critical scientific literacy, in the teaching of administration. We developed, for this thesis, two didactic sequences, based on critical theory, due to the fact that this theory recognizes the political character of education, allowing discussions about social inequality, power relations, among other themes. We consider this qualitative research as descriptive, because it allows us to evaluate the teaching of administration from a new perspective, in our case, in light of the SSI. In data collection, we use observation and interview techniques. The analysis and interpretation of the empirical data regarding each sequence is divided into chapters. The proposal of applying two didactic sequences sought to favor the mobilization of the CPA dimensions of the administration contents, work, environment (disposal of electro-electronic waste) and social (consumption), aiming at the formation of socio-environmentally responsible citizens, capable of taking decisions and actions in daily life. We consider that the two didactic sequences, involving an SSI applied to disciplines of administration, were satisfactory for motivating the participation of students; favoring the mobilization of the CPA dimensions; implementing the argumentative process, helping students in defending from a justified point of view. We hope that this thesis can contribute to advances in research on the use of SSI in the teaching of administration, through the introduction of argumentative practice. We emphasize the need for socio-political training of teachers, in order to promote the context of values, political and economic, social and environmental speeches in educational administration.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX/GEPRO) - Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre o IFBA/UFBApt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectAdministração políticapt_BR
dc.subjectDimensões conceituaispt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectLetramento científico críticopt_BR
dc.subjectDimensões procedimentaispt_BR
dc.subjectDimensões atitudinaispt_BR
dc.subjectAdministração - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectAdministradores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectPolitical administrationpt_BR
dc.subjectCritical educationpt_BR
dc.subjectConceptual dimensionspt_BR
dc.subjectProcedural dimensionspt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectCritical Scientific Literacypt_BR
dc.subjectAttitudinal dimensionspt_BR
dc.titleQuestões sociocientíficas e o ensino de administração: reflexões para uma formação acadêmica e profissional integralpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFerreira, Tiago Alfredo da Silva-
dc.contributor.refereesConrado, Dalia Melissa-
dc.contributor.refereesBatista, Geilsa Costa Santos-
dc.contributor.refereesPiau, Deise Danielle Neves Dias-
dc.contributor.refereesMartins, Liziane-
dc.contributor.refereesNunes Neto, Nei de Freitas-
dc.contributor.refereesFerreira, Tiago Alfredo da Silva-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentUniversidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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