https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32662
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Coordenação pedagógica: itinerância para uma possível articulação |
Autor(es): | Santos, Tatiane Noberto dos |
Autor(es): | Santos, Tatiane Noberto dos |
Abstract: | O presente trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da articulação do Coordenador Pedagógico com a comunidade escolar, destacando que esse agente, sozinho, não consegue dar conta de garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, e, para tanto, deve contar com a participação dos agentes escolares. Para construção do trabalho, busquei fazer uma análise histórica e conceitual da coordenação pedagógica no Brasil e na Bahia. Pude perceber que as lacunas provenientes do processo de construção desse profissional, inicialmente fiscalizador e controlador, refletem na sua prática até os dias de hoje. Através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, constatei o quanto é complexo para esse profissional buscar a sua articulação com a comunidade escolar, em meio a muitos entraves. Em decorrência, abordei a gestão democrática na escola, destacando a real importância do trabalho coletivo, sendo este indispensável para a articulação do Coordenador Pedagógico e a comunidade escolar, pois cabe ao mesmo, compreender qual a função desempenhada por cada um dos agentes da escola e a dimensão da importância na participação desses agentes no processo de ensino aprendizagem. |
Palavras-chave: | Coordenador Pedagógico Articulação Comunidade escolar |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32662 |
Data do documento: | 21-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação (6).pdf | 336,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.