https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32639
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da aprendizagem na percepção de professores do curso de pedagogia da UFBA |
Autor(es): | Silva, Camila Guedes da |
Autor(es): | Silva, Camila Guedes da |
Abstract: | A Avaliação da Aprendizagem é um dos fatores que compõem a prática pedagógica, como uma ação intrínseca ao processo de ensino. Tem como função proporcionar a aprendizagem do aluno, contribuir para o (re)pensar da ação educativa e fornecer elementos para uma tomada de decisão, tanto por parte do educador quanto do educando. Apesar de ser uma prática presente em todas as salas de aula, é um tema que carrega as mais contraditórias opiniões, principalmente na educação superior, onde as discussões que o envolvem, ainda, são escassas. A fim de contribuir para o rompimento dessa insuficiência, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar quais as percepções que os professores dos componentes curriculares obrigatórios do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia, têm acerca da Avaliação da Aprendizagem. Como objetivos específicos visou estimular a reflexão sobre a prática avaliativa adotada no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia, e contribuir para que esse processo seja repensado dentro da Faculdade de Educação, Instituição onde o Curso acontece, a partir de aspectos trabalhados e apresentados na presente Monografia com base nas respostas fornecidas pelos professores ao questionário. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com ênfase no Estudo de Caso, porque este é capaz de expressar, através de uma unidade, uma generalização significativa do todo. Os resultados alcançados focalizam que a maioria dos professores pesquisados já possui um conhecimento mais inovador no que tange ao entendimento referente à Avaliação da Aprendizagem. As concepções, os métodos, a importância e os aspectos destacados, enfatizam um discurso moderno e democrático. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Ensino superior Curso de pedagogia |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32639 |
Data do documento: | 15-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMILA GUEDES DA SILVA.pdf | 296,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.