Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araujo, Rosangela Janja Costa | - |
dc.contributor.author | Santos, Caísa Cruz dos | - |
dc.creator | Santos, Caísa Cruz dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T19:56:48Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T19:56:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32636 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por intuito investigar como os livros didáticos do Ensino Fundamental, 1° Ciclo, abordam a situação do negro no contexto da sociedade brasileira atual. Para isso, toma-se como parâmetro a implementação da Lei 10.639/03, que altera a LDB 9.394/96 e torna obrigatório o ensino da História e da cultura Africana e Afro-Brasileira. Foi realizado um levantamento teórico acerca da história do livro didático no Brasil. Por conseguinte, analisamos as leis educacionais a fim de identificar o tratamento dado à população negra, portanto, abordando a questão do racismo através de investigações sobre a formação de professores diante de temas presentes nos livros didáticos de história e nos livros que tratam da cultura afro-brasileira destinados às crianças de uma escola pública da cidade do Salvador. Buscou-se fazer uma reflexão acerca da representação das pessoas negras nos materiais escolares, bem como analisar a forma como a educação formal pode contribuir para que as crianças negras não se sintam inferiores em relação a outras crianças não-negras, sentimento reforçado no contato com os livros didáticos que mostram as pessoas negras de forma estereotipada ou mesmo omitem a história desse povo, sendo isso também uma característica da opressão sobre essas pessoas em nossa sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.title | A sub-cidadania das pessoas negras nos livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Araujo, Rosangela Janja Costa | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.referees | Xavier, Raimundo Claudio Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAÍSA CRUZ DOS SANTOS.pdf | 27,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.