https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32630
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Letramento: anotações preliminares sobre um tema em estudo |
Autor(es): | Moura, Daniele Sueli Oliveira |
Autor(es): | Moura, Daniele Sueli Oliveira |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo pesquisar o conceito, o surgimento do termo e o fenômeno do letramento. Preliminarmente, apresenta a origem do termo e busca identificar sua evolução nas últimas três décadas. Busca também, estabelecer uma relação entre letramento e alfabetização, tecer considerações sobre o letramento, como fenômeno social, e finalmente, relacionar a escola e o educador. Argumenta, com base em Tfouni (1995) e Soares (1998), que cada ação específica da arte de ler e interpretar tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento, o que sugere que a palavra seja pluralizada: há letramentos, não letramento. |
Palavras-chave: | letramento alfabetização escola educador |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32630 |
Data do documento: | 15-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação (5).pdf | 202,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.