Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.author | Moura, Daniele Sueli Oliveira | - |
dc.creator | Moura, Daniele Sueli Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T19:27:46Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T19:27:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32630 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo pesquisar o conceito, o surgimento do termo e o fenômeno do
letramento. Preliminarmente, apresenta a origem do termo e busca identificar sua evolução nas últimas três décadas. Busca também, estabelecer uma relação entre letramento e alfabetização, tecer considerações sobre o letramento, como fenômeno social, e finalmente, relacionar a escola e o educador. Argumenta, com base em Tfouni (1995) e Soares (1998), que cada ação específica da arte de ler e interpretar tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento, o que sugere
que a palavra seja pluralizada: há letramentos, não letramento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | letramento | pt_BR |
dc.subject | alfabetização | pt_BR |
dc.subject | escola | pt_BR |
dc.subject | educador | pt_BR |
dc.title | Letramento: anotações preliminares sobre um tema em estudo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.referees | Souza, Emília Helena Portella Monteiro de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|