https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32593
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação especial na formação de professores que atuam em escolas especiais |
Autor(es): | Silva, Thamyres Alexandre da |
Autor(es): | Silva, Thamyres Alexandre da |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo analisar como está sendo a formação do professor de educação especial e identificar quais as necessidades o professor tem na sua formação. Para investigar a presença da Educação Especial no contexto dos cursos de formação de professores, utilizou-se como recorte espacial um colégio de Educação Especial que atua na área de deficiência mental, transtornos globais e de desenvolvimento. Como fundamentação teórica, foi utilizada uma amplafonte documental, além dos documentos oficiais que regem a Educação Brasileira. A pesquisa é qualitativa com abordagem do tipo Estudo de Caso e teve como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado em professores da escola. Os resultados apontaram falhas nos currículos dos cursos superiores de formação do professor quando se diz respeito à área de educação especial, resultando em necessidade de cursos de especialização e específicos na área para os professores que atuam com educação especial. |
Palavras-chave: | educação especial formação do professor escola especial |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32593 |
Data do documento: | 9-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 239,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.