Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32593
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação especial na formação de professores que atuam em escolas especiais
Autor(es): Silva, Thamyres Alexandre da
Autor(es): Silva, Thamyres Alexandre da
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar como está sendo a formação do professor de educação especial e identificar quais as necessidades o professor tem na sua formação. Para investigar a presença da Educação Especial no contexto dos cursos de formação de professores, utilizou-se como recorte espacial um colégio de Educação Especial que atua na área de deficiência mental, transtornos globais e de desenvolvimento. Como fundamentação teórica, foi utilizada uma amplafonte documental, além dos documentos oficiais que regem a Educação Brasileira. A pesquisa é qualitativa com abordagem do tipo Estudo de Caso e teve como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado em professores da escola. Os resultados apontaram falhas nos currículos dos cursos superiores de formação do professor quando se diz respeito à área de educação especial, resultando em necessidade de cursos de especialização e específicos na área para os professores que atuam com educação especial.
Palavras-chave: educação especial
formação do professor
escola especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32593
Data do documento: 9-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf239,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.