Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32584
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Verde, quero ver-te”: a educação ambiental na perspectiva do egresso de pedagogia
Autor(es): Nascimento, Gláucia Silva do
Autor(es): Nascimento, Gláucia Silva do
Abstract: O presente trabalho científico tem por intuito investigar o que os pedagogos e futuros pedagogos da Ilha de Maré, concebem como sendo educação ambiental e quais as práticas que incitam nos seus educandos, na constituição e formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Para tanto se fez um percurso histórico da educação ambiental no Brasil e no mundo. Por conseguinte analisaram-se os múltiplos aspectos que atuam na concepção de educação que temos, temáticas importantes como: educação e sustentabilidade; Economia e meio ambiente foram exaustivamente trabalhados nas páginas que se seguem. O aparato legal também se fez presente na tessitura deste trabalho, maior destaque para a implementação da educação ambiental nas Licenciaturas do Ensino Superior da UFBA. Assim esse trabalho buscou fazer uma reflexão multifacetada sobre o meio ambiente, e as relações que desenvolvemos para com o mesmo. E como a educação formal e nãoformal atuam na perspectiva de uma formação holística dos indivíduos despertando suas consciências e sensibilizando-os quanto ao trato que devem ter para com a natureza.
This scientific work is intended primarily to investigate what teachers and future teachers of the island of Maré, conceived as environmental education and which practices to encourage their students in the formation and training of people aware and active in society. For that we made a historical journey of environmental education in Brazil and the world. Therefore analyzing the many aspects that work in the conception of education that we have important issues as education and sustainability, economics and environment have been extensively worked on the pages that follow. The freame work was also present in the fabric of this work, most notably the implementation of environmental education in Undergraduate Higher Education UFBA. Thus, this work sought to make a reflection about both the environment and the relationships we have developed for the same. And as the formal and non-formal work in the perspective of a holistic approach to individuals raising their consciousness and making them aware about the treatment they should have to nature.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Meio ambiente
Consciência ambiental
Desenvolvimento sustentável
PNEA
Environmental education
Environment environmental
Awareness
Sustainable development
PNEA
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32584
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLÁUCIA SILVA DO NASCIMENTO.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.