Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Gustavo Roque de-
dc.contributor.authorNascimento, Gláucia Silva do-
dc.creatorNascimento, Gláucia Silva do-
dc.date.accessioned2021-01-08T19:34:30Z-
dc.date.available2021-01-08T19:34:30Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.date.submitted2009-12-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32584-
dc.description.abstractO presente trabalho científico tem por intuito investigar o que os pedagogos e futuros pedagogos da Ilha de Maré, concebem como sendo educação ambiental e quais as práticas que incitam nos seus educandos, na constituição e formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Para tanto se fez um percurso histórico da educação ambiental no Brasil e no mundo. Por conseguinte analisaram-se os múltiplos aspectos que atuam na concepção de educação que temos, temáticas importantes como: educação e sustentabilidade; Economia e meio ambiente foram exaustivamente trabalhados nas páginas que se seguem. O aparato legal também se fez presente na tessitura deste trabalho, maior destaque para a implementação da educação ambiental nas Licenciaturas do Ensino Superior da UFBA. Assim esse trabalho buscou fazer uma reflexão multifacetada sobre o meio ambiente, e as relações que desenvolvemos para com o mesmo. E como a educação formal e nãoformal atuam na perspectiva de uma formação holística dos indivíduos despertando suas consciências e sensibilizando-os quanto ao trato que devem ter para com a natureza.pt_BR
dc.description.abstractThis scientific work is intended primarily to investigate what teachers and future teachers of the island of Maré, conceived as environmental education and which practices to encourage their students in the formation and training of people aware and active in society. For that we made a historical journey of environmental education in Brazil and the world. Therefore analyzing the many aspects that work in the conception of education that we have important issues as education and sustainability, economics and environment have been extensively worked on the pages that follow. The freame work was also present in the fabric of this work, most notably the implementation of environmental education in Undergraduate Higher Education UFBA. Thus, this work sought to make a reflection about both the environment and the relationships we have developed for the same. And as the formal and non-formal work in the perspective of a holistic approach to individuals raising their consciousness and making them aware about the treatment they should have to nature.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectPNEApt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironment environmentalpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectPNEApt_BR
dc.title“Verde, quero ver-te”: a educação ambiental na perspectiva do egresso de pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Gustavo Roque de-
dc.contributor.refereesOliveira, Thiago Pires-
dc.contributor.refereesSouza, João Batista de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLÁUCIA SILVA DO NASCIMENTO.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.