Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32432
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A evasão na educação de jovens e adultos: fracasso do indivíduo ou da sociedade? Um estudo de caso no município de Dias d’Ávila |
Autor(es): | Bueno, Ana Cristina |
Autor(es): | Bueno, Ana Cristina |
Abstract: | Este trabalho monográfico pretende colocar em discussão a evasão na Educação de Jovens e Adultos com os seus desafios e contradições. Foi motivado pela inquietação aos altos índices de evasão na EJA no Brasil e a vontade em analisar de quem é a responsabilidade pela a evasão, o próprio educando ou a sociedade? Para a comprovação ou não das hipóteses levantadas foi realizada uma pesquisa durante o ano letivo 2008 com educandos da modalidade no município de Dias D’Ávila. Os autores: Ponce (2000), Beisigel (1973), Schultz (1973), Brandão (1983), Engels (1985), Haddad e Pierrô (2000), Aranha (2006), Bortoloto (2007), Romão (2007), Borges (2008), Ireland (2009), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos e outros deram embasamento teórico à pesquisa. É composto por quatro capítulos que estão organizados da seguinte forma: o primeiro faz abordagem sobre a dualidade da educação ocorrida ao longo de toda a história da humanidade; o segundo faz um panorama histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O terceiro entra no tema da evasão que é o cerne da questão, fazendo uma discussão sobre: definições, desafios e contradições, procura mostrar as políticas neoliberalistas implementadas no Brasil nos anos 90, e que prejudicou consideravelmente a Educação de Jovens e Adultos. O quarto capítulo é uma explanação sobre a pesquisa realizada e se dispõe primeiro a fazer um breve histórico do município em questão, depois como está estruturada a educação e em seguida faz análise e interpretação dos dados para então chegar as possíveis conclusões. |
Palavras-chave: | Evasão escolar Educação de jovens e adultos Desigualdades Exclusão Dualidade |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32432 |
Data do documento: | 23-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CRISTINA BUENO.pdf | 370,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.