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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32432
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Bueno, Ana Cristina | - |
dc.creator | Bueno, Ana Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T20:06:53Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T20:06:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32432 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico pretende colocar em discussão a evasão na Educação de Jovens e Adultos com os seus desafios e contradições. Foi motivado pela inquietação aos altos índices de evasão na EJA no Brasil e a vontade em analisar de quem é a responsabilidade pela a evasão, o próprio educando ou a sociedade? Para a comprovação ou não das hipóteses levantadas foi realizada uma pesquisa durante o ano letivo 2008 com educandos da modalidade no município de Dias D’Ávila. Os autores: Ponce (2000), Beisigel (1973), Schultz (1973), Brandão (1983), Engels (1985), Haddad e Pierrô (2000), Aranha (2006), Bortoloto (2007), Romão (2007), Borges (2008), Ireland (2009), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos e outros deram embasamento teórico à pesquisa. É composto por quatro capítulos que estão organizados da seguinte forma: o primeiro faz abordagem sobre a dualidade da educação ocorrida ao longo de toda a história da humanidade; o segundo faz um panorama histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O terceiro entra no tema da evasão que é o cerne da questão, fazendo uma discussão sobre: definições, desafios e contradições, procura mostrar as políticas neoliberalistas implementadas no Brasil nos anos 90, e que prejudicou consideravelmente a Educação de Jovens e Adultos. O quarto capítulo é uma explanação sobre a pesquisa realizada e se dispõe primeiro a fazer um breve histórico do município em questão, depois como está estruturada a educação e em seguida faz análise e interpretação dos dados para então chegar as possíveis conclusões. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades | pt_BR |
dc.subject | Exclusão | pt_BR |
dc.subject | Dualidade | pt_BR |
dc.title | A evasão na educação de jovens e adultos: fracasso do indivíduo ou da sociedade? Um estudo de caso no município de Dias d’Ávila | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referees | Aragão, José Wellington Marinho de | - |
dc.contributor.referees | Fartes, Vera Lúcia Bueno | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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