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dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorBueno, Ana Cristina-
dc.creatorBueno, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2020-11-23T20:06:53Z-
dc.date.available2020-11-23T20:06:53Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32432-
dc.description.abstractEste trabalho monográfico pretende colocar em discussão a evasão na Educação de Jovens e Adultos com os seus desafios e contradições. Foi motivado pela inquietação aos altos índices de evasão na EJA no Brasil e a vontade em analisar de quem é a responsabilidade pela a evasão, o próprio educando ou a sociedade? Para a comprovação ou não das hipóteses levantadas foi realizada uma pesquisa durante o ano letivo 2008 com educandos da modalidade no município de Dias D’Ávila. Os autores: Ponce (2000), Beisigel (1973), Schultz (1973), Brandão (1983), Engels (1985), Haddad e Pierrô (2000), Aranha (2006), Bortoloto (2007), Romão (2007), Borges (2008), Ireland (2009), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos e outros deram embasamento teórico à pesquisa. É composto por quatro capítulos que estão organizados da seguinte forma: o primeiro faz abordagem sobre a dualidade da educação ocorrida ao longo de toda a história da humanidade; o segundo faz um panorama histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. O terceiro entra no tema da evasão que é o cerne da questão, fazendo uma discussão sobre: definições, desafios e contradições, procura mostrar as políticas neoliberalistas implementadas no Brasil nos anos 90, e que prejudicou consideravelmente a Educação de Jovens e Adultos. O quarto capítulo é uma explanação sobre a pesquisa realizada e se dispõe primeiro a fazer um breve histórico do município em questão, depois como está estruturada a educação e em seguida faz análise e interpretação dos dados para então chegar as possíveis conclusões.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectDualidadept_BR
dc.titleA evasão na educação de jovens e adultos: fracasso do indivíduo ou da sociedade? Um estudo de caso no município de Dias d’Ávilapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.refereesFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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