https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32389
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sobre identidades e identidades de gênero no ambiente escolar – algumas reflexões! |
Autor(es): | Gouvêa, Mirella Tavares Duran |
Autor(es): | Gouvêa, Mirella Tavares Duran |
Abstract: | O presente estudo aborda a construção das identidades do sujeito, em especial, a identidade de gênero. Para tanto, veremos que a identidade é um constructo social desenvolvido ao longo do processo de formação do indivíduo e que este não é algo estável, ao contrário, está em constante formação e transformação. Analisa a questão das relações de gênero em seu caráter formador a partir das representações simbólicas da sociedade, ocasionando a formação de “jogos de poder” entre os sexos. Traremos o ambiente escolar como segundo meio de socialização depois da família para exemplificar como ocorrem as relações de gênero, mostrando a percepção das crianças como possuidoras de gênero e a família como co-responsável pelo processo de construção da identidade de gênero da criança. |
Palavras-chave: | Identidade de gênero Relações de gênero Jogos de poder Ambiente escolar Família |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/ Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389 |
Data do documento: | 10-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.