https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32384
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação continuada de professores de educação infantil: a experiência da ACREDITE. |
Autor(es): | Bonfim, Rose Maria Pereira de Souza |
Autor(es): | Bonfim, Rose Maria Pereira de Souza |
Abstract: | Essa pesquisa investiga os impactos gerados com a formação de professores que trabalham em escolas comunitárias, considerando o processo de formação, e constitui-se num estudo interpretativo e crítico-reflexivo, a partir de experiências vividas pelas professoras e auxiliares que lecionam em creches e pré-escolas em Salvador. Buscando compreender esses sentidos por meio de narrativas captadas da entrevista semi-estruturada, da observação participante e dos encontros formativos, e das perspectivas de formação continuada que consideram a escola como um locus de formação, de produção e de valorização de saberes e práticas, e que possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e da instituição. A opção teórico-metodológica adotada neste estudo fundamenta-se no diálogo entre tendências epistemológicas da formação continuada de professores e a abordagem qualitativa e etnográfica da pesquisa em educação, e no estudo sobre a origem, o contexto sociopolítico da escola comunitária e a formação de seus professores, que se inscreve num cenário de debate sobre políticas públicas. Os resultados desta investigação apontam que os sentidos atribuídos pelas professoras a seus percursos formativos estão inter-relacionados com reconstrução e afirmação da identidade, com o compromisso com a sua formação, com a socialização do conhecimento construído, com a conquista e realização pessoal e profissional. Conclui-se, portanto, que as ações de formação continuada experienciadas pelas professoras, estão matizadas de diversas referências socioculturais e político-pedagógicas e que elas vêm contribuindo para a ressignificação de seu projeto de vida e de sua profissão. |
Palavras-chave: | Formação continuada Professor Escola comunitária Percurso formativo |
CNPq: | Educação Permanente |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | FACED /UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32384 |
Data do documento: | 9-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rose Maria Pereira de Souza Bonfim.pdf | 272,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.