https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32291
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação, lazer e envelhecimento no Brasil contemporâneo: desafios para as políticas públicas socialmente referenciadas |
Autor(es): | Santos, Lindinalva Silva |
Autor(es): | Santos, Lindinalva Silva |
Abstract: | A questão do envelhecimento populacional é um tema que tem sido motivo de apreensão atualmente em todos os países, com raras exceções. No Brasil o segmento de idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais vêm tendo um crescimento acelerado. Concomitantemente ao processo de crescimento que é o reflexo da melhoria das condições socioeconômicas, aumenta também as dificuldades e as necessidades de adequar soluções eficientes às práticas realizadas pelos órgãos públicos, no sentido de tornar digna e prazerosa a vida dos idosos. Este trabalho busca investigar a inter-relação Lazer, Educação, Envelhecimento e Políticas Públicas. Tem como objetivos averiguar quais as contribuições das políticas públicas para o idoso na atualidade, tendo como foco os principais desafios desse segmento da população, principalmente no âmbito educacional e do lazer enquanto direito social; Verificar possibilidades e limitações encontradas através da formação educacional no acesso a benefícios oriundos das políticas públicas; Investigar se as atividades de lazer promovem a ressocialização, motivação e o reviver de suas capacidades psicológicas e físicas; Compreender o papel e a importância das organizações representativas dos idosos, dentro do contexto protecional e de atenção ao processo do envelhecimento. Como procedimento metodológico, utilizamos pesquisa qualitativa através de diálogo com os autores da área; análise do conteúdo dos textos de livros, periódicos e outros. Os resultados dos estudos apontam evidências do não atendimento aos direitos á Educação e ao Lazer conforme determina o Estatuto do Idoso e as Leis que regem as Políticas Públicas desta categoria, cerceando as possibilidades dos idosos de atingirem níveis mais amplos de consciência crítica para o exercício da plena cidadania, convivência social e ter acesso a um envelhecimento ativo como promoção de qualidade de vida. |
Palavras-chave: | Educação Lazer Envelhecimento Políticas públicas |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32291 |
Data do documento: | 5-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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