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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Romilson Augusto dos-
dc.contributor.authorSantos, Lindinalva Silva-
dc.creatorSantos, Lindinalva Silva-
dc.date.accessioned2020-10-06T02:22:52Z-
dc.date.available2020-10-06T02:22:52Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32291-
dc.description.abstractA questão do envelhecimento populacional é um tema que tem sido motivo de apreensão atualmente em todos os países, com raras exceções. No Brasil o segmento de idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais vêm tendo um crescimento acelerado. Concomitantemente ao processo de crescimento que é o reflexo da melhoria das condições socioeconômicas, aumenta também as dificuldades e as necessidades de adequar soluções eficientes às práticas realizadas pelos órgãos públicos, no sentido de tornar digna e prazerosa a vida dos idosos. Este trabalho busca investigar a inter-relação Lazer, Educação, Envelhecimento e Políticas Públicas. Tem como objetivos averiguar quais as contribuições das políticas públicas para o idoso na atualidade, tendo como foco os principais desafios desse segmento da população, principalmente no âmbito educacional e do lazer enquanto direito social; Verificar possibilidades e limitações encontradas através da formação educacional no acesso a benefícios oriundos das políticas públicas; Investigar se as atividades de lazer promovem a ressocialização, motivação e o reviver de suas capacidades psicológicas e físicas; Compreender o papel e a importância das organizações representativas dos idosos, dentro do contexto protecional e de atenção ao processo do envelhecimento. Como procedimento metodológico, utilizamos pesquisa qualitativa através de diálogo com os autores da área; análise do conteúdo dos textos de livros, periódicos e outros. Os resultados dos estudos apontam evidências do não atendimento aos direitos á Educação e ao Lazer conforme determina o Estatuto do Idoso e as Leis que regem as Políticas Públicas desta categoria, cerceando as possibilidades dos idosos de atingirem níveis mais amplos de consciência crítica para o exercício da plena cidadania, convivência social e ter acesso a um envelhecimento ativo como promoção de qualidade de vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEducação, lazer e envelhecimento no Brasil contemporâneo: desafios para as políticas públicas socialmente referenciadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesTourinho, Luiz Alberto Sepulveda-
dc.contributor.refereesNery, Joaquim Mauricio Cedraz-
dc.contributor.refereesSantos, Romilson Augusto dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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