Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32268
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma experiência de exercício moral em classes de uma escola construtivista.
Autor : Lordêllo, Andréa
metadata.dc.creator: Lordêllo, Andréa
Resumen : A investigação da questão de como a escola favorece o desenvolvimento moral de seus alunos surgiu da experiência em uma escola particular construtivista de Salvador que trabalhou com as assembleias de classe. Partindo de como esse desenvolvimento acontece em cada indivíduo e o papel da escola nesse processo foram analisadas cinco pautas de assembleias de classe que revelaram que existe uma incoerência entre a tentativa de favorecimento de ambiente sociomoral saudável e a prática cotidiana da escola com suas demandas, sua cultura e o pouco espaço reservado para discussões de valores e princípios que norteiam a instituição. O ambiente sócio-moral almejado pela instituição e o ambiente observado revelam que há incoerência por parte da escola no sentido de promover a autonomia moral. Dessa forma compreende-se que é necessário enfrentar as contradições, agindo no que é considerado como frágil para promover um ambiente de cooperação que envolva a todos no processo, podendo assim desenvolver uma prática consciente de todos os envolvidos.
Palabras clave : desenvolvimento moral
educação moral
ambiente sócio-moral
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32268
Fecha de publicación : 5-oct-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia de Graduação.pdf266,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.