Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32126
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O Esporte na Escola Técnica Federal da Bahia: uma história a ser contada (1964 a 1985).
Autor : Martins, Reinaldo
metadata.dc.creator: Martins, Reinaldo
Resumen : Esta pesquisa busca traçar o percurso histórico da prática e do desenvolvimento do Esporte na Escola Técnica Federal da Bahia ETF-BA, tendo como recorte o tempo presente no período de 1964 a 1985, na linha de pesquisa: educação, cultura corporal e lazer da pós-graduação em educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, grupo de pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade – HCEL. Estudo qualitativo históricoe bibliográfico, priorizando fontes documentais e imagens sobre o esporte como elemento pedagógico e seu caráter não formal, nas atividades desenvolvidas fora do currículo escolarna ETF-BA. Ressaltando que o esporte considerado como um dos mais significativos fenômenos sociais do tempo presente é tratado pedagogicamente nessa Instituição pelo Departamento de Educação Física, tanto como componente disciplinar presente no currículo de todos os cursos integrados, quanto como atividade extracurricular, relacionada ao social historicamente construído, o que permite uma compreensão desse fenômeno para a constatação e consolidação de uma lógica de poder expressada pelo esporte na concepção pedagógica da escola e da própria educação física, sendo possível contribuir para consolidação da política educacional da Rede Federal de Educação Tecnológica da Bahia destacando a importância dos estudos históricos, dos registros e da compreensão dos meandros do esporte na proposta pedagógica do IFBA.
ABSTRACT: This research seeks to trace the historical course of the practice and development of Sport in the Federal Technical School of Bahia ETF-BA, having as a cut the present time in the period from 1964 to 1985, in the line of research: Education, Body Culture and Leisure of the Post -Graduation in Education of the Federal University of Bahia - UFBA, research group History of Corporal Culture, Education, Sports, Leisure and Society - HCEL. A qualitative and historical bibliographical study, prioritizing documentary sources and images about sport as a pedagogical element and its non-formal character, in the activities developed outside the school curriculum in the ETF-BA. Emphasizing that sport considered as one of the most significant social phenomena of the present time is treated pedagogically in this Institution by the Department of Physical Education, both as a disciplinary component present in the curriculum of all integrated courses, and as an extracurricular activity related to the social historically constructed, Which allows an understanding of this phenomenon for the confirmation and consolidation of a power logic expressed by sport in the pedagogical conception of the school and of the physical education itself, and it is possible to contribute to the consolidation of the educational policy of the Federal Network of Technological Education of Bahia, highlighting the importance The historical studies, the records and the understanding of the intricacies of the sport in the pedagogical proposal of the IFBA.
Palabras clave : História Esporte Formação profissional.
Escola Técnica Federal da Bahia - História. Esportes - Aspectos sociais. Formação profissional. Ensino profissional.
metadata.dc.subject.cnpq: Educação, Cultura Corporal e Lazer
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32126
Fecha de publicación : 21-ago-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação - 10-08-2020 (1).pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.