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dc.contributor.advisorSilva, Rejâne Maria Lira da-
dc.contributor.authorLambiase, Regina Célia Palácio-
dc.creatorLambiase, Regina Célia Palácio-
dc.date.accessioned2020-04-29T20:09:58Z-
dc.date.available2020-04-29T20:09:58Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31881-
dc.description.abstractO objetivo geral desta tese é compreender a formação de professores para a educação profissional (EP) no Curso de Licenciatura em Eletromecânica (CLEM), do Instituto Federal da Bahia – campus Simões Filho, nas perspectivas dos discentes e dos docentes. O trabalho está estruturado em formato multipaper, em que cada capítulo, com exceção da introdução e da conclusão, trata de um dos objetivos específicos, os quais são: discutir a formação de professores para a educação profissional e a legislação pertinente; apresentar as perspectivas e os desafios do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para a construção do curso; compreender as perspectivas e o envolvimento dos docentes com o currículo; e compreender as perspectivas dos discentes sobre o CLEM e suas identidades profissionais. A escolha do CLEM como objeto de pesquisa se justifica pelo ineditismo do curso – único no país com a meta de formar professores para atuarem na EP, trazendo uma junção entre duas engenharias (elétrica e mecânica) e a pedagogia. Por isso, a pesquisa é empírica do tipo Estudo de Caso. As informações nela apresentadas foram extraídas de fontes diretas por meio de entrevistas semiestruturadas com os membros do NDE e questionários para os professores e para os alunos do curso. A abordagem foi prioritariamente qualitativa, no entanto, o método utilizado abarca uma parte quantitativa de levantamento de dados, manipulando medidas simples de frequência. Como resultados, compreende-se que o CLEM representa uma iniciativa inovadora, que promove a formação docente para a EP, no entanto, passa por muitos problemas e por isso precisa de alterações em sua estrutura curricular, a fim de que não se extinga e alcance os ganhos sociais almejados.pt_BR
dc.description.abstractABSTRAT The general objective of this thesis is to understand the formation of teachers for vocational education (EP) in the Electromechanical Degree Course (CLEM) of the Federal Institute of Bahia - Simões Filho campus, in the perspectives of students and teachers. The work is structured in a multipaper format, in which each chapter, except for the introduction and conclusion, deals with one of the specific objectives, which are: to discuss teacher education for vocational education and relevant legislation; present the perspectives and challenges of the Structuring Teaching Center (NDE) for the construction of the course; understand teachers' perspectives and involvement with the curriculum; and understand students' perspectives on CLEM and their professional identities. The choice of CLEM as a research object is justified by the unprecedented course - unique in the country with the goal of training teachers to work in PE, bringing a mix between two engineering (electrical and mechanical) and pedagogy. Therefore, the research is empirical of the Case Study type. The information presented here was extracted from direct sources through semi-structured interviews for NDE members and questionnaires for teachers and students of the course. The approach was primarily qualitative, however, the method used encompasses a quantitative part of data collection, manipulating simple measures of frequency. As a result, it is understood that the CLEM represents an innovative initiative that promotes teacher education for PE, however, has many problems and therefore needs changes in its curriculum, so that it does not become extinct and reach the desired social gains.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura para a Educação Profissionalpt_BR
dc.subjectMarco legalpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIdentidade Profissionalpt_BR
dc.subjectDegree for professional educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectProfessional Identitypt_BR
dc.titlePerspectivas e desafios da licenciatura para a educação profissional: um estudo de caso.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Andreia Maria Pereira de-
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosália Gama-
dc.contributor.refereesRomão, Eliana Sampaio-
dc.contributor.refereesChiara, Ana Rita da Silva Almeida-
dc.contributor.refereesSilva, Rejâne Maria Lira da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA / FACEDpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/ UEFSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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