Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Rosélia Oliveira de-
dc.contributor.authorLeite, André Búrigo-
dc.creatorLeite, André Búrigo-
dc.date.accessioned2020-04-07T21:42:36Z-
dc.date.available2020-04-07T21:42:36Z-
dc.date.issued2020-04-07-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31767-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de participação dos estudantes de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Porto Seguro, BA, em uma Trilha Interpretativa na Aldeia Pataxó da Reserva da Jaqueira em Porto Seguro, BA concebida segundo pressupostos da Educação Ambiental e da Educação Multicultural Críticas. A Educação Ambiental Crítica procura formar sujeitos questionadores, capazes de reconhecer os problemas ambientais e situá-los nas relações desiguais que marcam a sociedade capitalista, de repensar padrões de consumo e de afastar de uma realidade antropocêntrica. A Educação Multicultural Crítica busca o diálogo de saberes entre diferentes culturas, questionando preconceitos e hierarquias. As trilhas asseguram a proximidade com elementos da natureza, espécies da fauna e da flora, áreas em recuperação ou preservadas, podendo possuir pontos históricos, de interpretação, de lazer e de sensibilização ambiental. Dificilmente, em uma trilha interpretativa, as atividades de Educação Ambiental e de Educação Multicultural seguem o perfil crítico. Visando superar essa lacuna, estudou-se a trilha da Lagoa Seca à luz da criticidade. Quando a educação não se atém somente a práticas pontuais, muitas vezes com enfoque naturalístico, mas se propõe a realizar uma reflexão mais complexa, aprofundada, e crítica, torna-se possível tratar da problemática ambiental e multicultural de uma maneira não reducionista. Nesse trabalho foi adotada uma abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados seguindo o paradigma da teoria crítica. Os resultados indicaram ser possível desenvolver a Educação Ambiental e a Educação Multicultural seguindo uma abordagem crítica em uma trilha indígena, favorecendo a sensibilização, a mudança em direção ao pensamento crítico e atitudes de reciprocidade para com o meio ambiente e a própria sociedade. Contudo, percebeu-se também a necessidade de uma maior discussão e debates desses temas em uma vertente interdisciplinar e crítica, no Curso Superior de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Porto Seguro.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aimed to evaluate the process of participation of students of Chemistry Degree of Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) - Campus Porto Seguro, BA, in an Interpretative Trail in the Pataxó Village of Jaqueira Reserve in Porto Seguro, BA conceived according to assumptions of Critical Environmental Education and Critical Multicultural Education. Critical Environmental Education seeks to form questioning subjects, capable of recognizing environmental problems and situate them in the unequal relations that mark capitalist society, reviewing consumption patterns, and seeking to move away from an anthropocentric reality. The Critical Multicultural Education, on the other hand, seeks the dialogue of knowledge between different cultures, questioning prejudices and hierarchies. The trails ensure proximity to elements of nature, species of fauna and flora, areas in recovery or preserved, and they may have historical, interpretation, leisure and environmental awareness points. Difficultly, on an interpretative trail, the activities of Environmental Education and Multicultural Education follow the critical profile. Thus, Lagoa Seca trail was studied in the light of criticality. When education is not restricted to specific practices, often with naturalistic focus, but proposes to carry out a more complex, in-depth, and critical reflection, it becomes possible to deal with the environmental and multicultural problems in a non-reductionist way. In this work was adopted a qualitative approach to the production and analysis of data following the critical theory paradigm. The results indicated that it was possible to develop Environmental Education and Multicultural Education following a critical approach on an indigenous trail, favoring awareness, change towards critical thinking and attitudes of reciprocity towards the environment and society itself. However, it was also observed the need for further discussion and debate of these issues in an interdisciplinary and critical aspect in the Chemistry Undergraduate in hemistry of IFBA, Campus Porto Seguro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de Química – Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Multiculturalpt_BR
dc.subjectPensamento Críticopt_BR
dc.subjectTrilhas - Reservapt_BR
dc.subjectChemistry Teacher - Trainingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.titleEducação ambiental e educação multicultural: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em químicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Ana Cristina de-
dc.contributor.refereesGuimarães, Ana Paula Miranda-
dc.contributor.refereesBrito, Edson Machado de-
dc.contributor.refereesBandeira, Fábio Pedro Souza de Ferreira-
dc.contributor.refereesBarzano, Marco Antônio Leandro-
dc.contributor.refereesSouza, Ana Cristina de-
dc.contributor.refereesAlmeida, Rosélia Oliveira de-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentUniversidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - repositório - André Búrigo Leite.pdf6,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.