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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31391
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Educação Politécnica no Brasil do século XXI. |
Autor(es): | Cerqueira, Bárbara Regina do Espírito Santo |
Autor(es): | Cerqueira, Bárbara Regina do Espírito Santo |
Abstract: | Este estudo se propõe realizar uma análise sobre a Educação Politécnica no Brasil
do século XXI. A Educação Politécnica constituiu-se em uma das dimensões da
concepção marxiana de educação, na qual propunha a articulação entre o trabalho
produtivo e o ensino, um elemento de luta pela superação do modelo atual de
sociedade e implantação de uma outra, justa e igualitária, sem as relações de
domínio e alienação características do capitalismo. Trata-se de uma pesquisa de
delineamento bibliográfico na qual, através da compreensão das relações entre
trabalho e educação no capitalismo, das reflexões sobre a concepção de educação
referenciada em Marx e Gramsci, bem como das experiências soviéticas de Pistrak e
Makarenko investiga-se como a Educação Politécnica, enquanto uma dimensão
dessa concepção tem se configurado no Brasil do presente século. Explicita-se
também a evolução dos mecanismos pelos quais o capitalismo explora o
trabalhador, demonstrando a necessidade de desvelá-los para superá-los;
concluindo que tem-se tentado dar materialidade a Educação Politécnica no Brasil
atualmente quase que exclusivamente no segmento do Ensino Médio dos Institutos
Federais de Educação Tecnologia e Ciências e que se constitui em um conceito
ainda em construção. A pesquisa amparou-se em pesquisas, estudos e obras de
diversos autores, entre os quais citamos Marx e Engels (1988, 2008, 2012 Gramsci
(1978; 1981; 1988; 1989; 1999; 2002), Ponce ( 2005), Manacorda (2007), Pistrak
(2005 ;2009), Makarenko (2005), Saviani (1989; 2007) ; Ciavatta ( 2005; 2014),
Ramos (2005), Kuenzer ( 2005), Lessa (1996), Frigotto ( 2005; 2007) e Rodrigues
(1998). O presente estudo pretendeu contribuir para apontar as tendências que a
temática tem apresentado atualmente, no sentido de colaborar na busca pela
superação do capitalismo, apontando alguns questionamentos na perspectiva de
avançar nas discussões sobre a Educação Politécnica no Brasil. ABSTRACT This study proposes to carry out an analysis of the Polytechnic Education in Brazil twenty-first century. The Polytechnic Education was constituted in one of the dimensions of the Marxian conception of education, which proposed a link between productive work and education, an element of struggle to overcome the current model of society and deployment of another, just and egalitarian, without the relations of domination and alienation characteristics of capitalism. This is a bibliographic research design in which, through the understanding of the relationship between work and education in capitalism Reflections on the design of referenced education in Marx and Gramsci and the Soviet experiences Pistrak and Makarenko investigating as Polytechnic education as one dimension of this design has been configured in this century Brazil. It also explains the evolution of the mechanisms by which capitalism exploits the worker, demonstrating the need to unveil them to overcome them; concluding that has been trying to materiality Polytechnic Education in Brazil currently almost exclusively in high school segment of the Federal Institutes of Technology and Science Education. Research steadied on research, studies and works of various authors, among which we quote Marx and Engels (1988, 2008, 2012 Gramsci (1978; 1981; 1988; 1989; 1999; 2002), Ponce (2005), Manacorda ( 2007), Pistrak (2005; 2009), Makarenko (2005), Saviani (1989; 2007); Ciavatta (2005; 2014), Ramos (2005), Kuenzer (2005), Lessa (1996), Frigotto (2005; 2007) and Rodrigues (1998). this study aimed to contribute to the discussion of the elements needed to build an education in proletarian perspective and points out some questions in order to advance the discussions on Polytechnic education in Brazil. |
Palavras-chave: | Educação para o trabalho Educação comunista Capitalismo e educação Ensino técnico Educação marxiana Educação Politécnica Work and Education Marxian Education Polytechnic Education |
CNPq: | Educação Fatores Humanos doTrabalho |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | FACED/UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31391 |
Data do documento: | 3-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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