Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntoniazzi, Maria Regina Filgueiras-
dc.contributor.authorCerqueira, Bárbara Regina do Espírito Santo-
dc.creatorCerqueira, Bárbara Regina do Espírito Santo-
dc.date.accessioned2020-02-03T15:36:45Z-
dc.date.available2020-02-03T15:36:45Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31391-
dc.description.abstractEste estudo se propõe realizar uma análise sobre a Educação Politécnica no Brasil do século XXI. A Educação Politécnica constituiu-se em uma das dimensões da concepção marxiana de educação, na qual propunha a articulação entre o trabalho produtivo e o ensino, um elemento de luta pela superação do modelo atual de sociedade e implantação de uma outra, justa e igualitária, sem as relações de domínio e alienação características do capitalismo. Trata-se de uma pesquisa de delineamento bibliográfico na qual, através da compreensão das relações entre trabalho e educação no capitalismo, das reflexões sobre a concepção de educação referenciada em Marx e Gramsci, bem como das experiências soviéticas de Pistrak e Makarenko investiga-se como a Educação Politécnica, enquanto uma dimensão dessa concepção tem se configurado no Brasil do presente século. Explicita-se também a evolução dos mecanismos pelos quais o capitalismo explora o trabalhador, demonstrando a necessidade de desvelá-los para superá-los; concluindo que tem-se tentado dar materialidade a Educação Politécnica no Brasil atualmente quase que exclusivamente no segmento do Ensino Médio dos Institutos Federais de Educação Tecnologia e Ciências e que se constitui em um conceito ainda em construção. A pesquisa amparou-se em pesquisas, estudos e obras de diversos autores, entre os quais citamos Marx e Engels (1988, 2008, 2012 Gramsci (1978; 1981; 1988; 1989; 1999; 2002), Ponce ( 2005), Manacorda (2007), Pistrak (2005 ;2009), Makarenko (2005), Saviani (1989; 2007) ; Ciavatta ( 2005; 2014), Ramos (2005), Kuenzer ( 2005), Lessa (1996), Frigotto ( 2005; 2007) e Rodrigues (1998). O presente estudo pretendeu contribuir para apontar as tendências que a temática tem apresentado atualmente, no sentido de colaborar na busca pela superação do capitalismo, apontando alguns questionamentos na perspectiva de avançar nas discussões sobre a Educação Politécnica no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study proposes to carry out an analysis of the Polytechnic Education in Brazil twenty-first century. The Polytechnic Education was constituted in one of the dimensions of the Marxian conception of education, which proposed a link between productive work and education, an element of struggle to overcome the current model of society and deployment of another, just and egalitarian, without the relations of domination and alienation characteristics of capitalism. This is a bibliographic research design in which, through the understanding of the relationship between work and education in capitalism Reflections on the design of referenced education in Marx and Gramsci and the Soviet experiences Pistrak and Makarenko investigating as Polytechnic education as one dimension of this design has been configured in this century Brazil. It also explains the evolution of the mechanisms by which capitalism exploits the worker, demonstrating the need to unveil them to overcome them; concluding that has been trying to materiality Polytechnic Education in Brazil currently almost exclusively in high school segment of the Federal Institutes of Technology and Science Education. Research steadied on research, studies and works of various authors, among which we quote Marx and Engels (1988, 2008, 2012 Gramsci (1978; 1981; 1988; 1989; 1999; 2002), Ponce (2005), Manacorda ( 2007), Pistrak (2005; 2009), Makarenko (2005), Saviani (1989; 2007); Ciavatta (2005; 2014), Ramos (2005), Kuenzer (2005), Lessa (1996), Frigotto (2005; 2007) and Rodrigues (1998). this study aimed to contribute to the discussion of the elements needed to build an education in proletarian perspective and points out some questions in order to advance the discussions on Polytechnic education in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectEducação comunistapt_BR
dc.subjectCapitalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducação marxianapt_BR
dc.subjectEducação Politécnicapt_BR
dc.subjectWork and Educationpt_BR
dc.subjectMarxian Educationpt_BR
dc.subjectPolytechnic Educationpt_BR
dc.titleA Educação Politécnica no Brasil do século XXI.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.contributor.refereesAntoniazzi, Maria Regina Filgueiras-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFatores Humanos doTrabalhopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado.pdf844,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.