Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31185
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Escola Parque: paradigma escolar (1947/1951)
Authors: Almeida, Stela Borges de
metadata.dc.creator: Almeida, Stela Borges de
Abstract: Nesta dissertação buscamos investigar a Escola Parque colocando-nos na posição epistemológica de captar a totalidade na parte. Sugerimos a hipótese de que esta escola significou o paradigma escolar da práxis pedagógica do seu criador, Anísio Teixeira e da matriz social urbano-industrial, no período 1947/1951. Para utilizarmos o conceito de paradigma de Kuhn, ampliamos este conceito, incluindo o que Kuhn denomina de pré-paradigma. Para isso utilizamos o conceito de conflitos de teorias como motor do processo histórico de produção da ciência, de acordo com Feyerabend. Apresentamos na primeira parte os determinantes que conduziram a gênese e formação da escola, traçando a matriz social e o componente educacional na qual ela emerge. Em seguida, apresentamos as categorias que apoiam os pronunciamentos e ações de governo e que substanciam o projeto pedagógico do seu criador, procurando determinar seus pilares centrais. Por fim, demonstramos que tanto a matriz social quanto à práxis pedagógica, substratos do projeto pedagógico materializado na Escola Parque, fazem com que esta se constitua em paradigma escolar. Tal como um teorema, as duas primeiras partes são componentes independentes necessários para a demonstração da hipótese central.
Keywords: Educação - Bahia - 1947-1951
Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Salvador (BA)
Escola Parque - Salvador (BA)
Teixeira, Anísio, 1900-1971
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31185
Issue Date: 18-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.