Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31177
metadata.dc.type: Outros
Title: A participação dos servidores técnico-administrativos na Avaliação Institucional: a percepção dos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA)
Authors: Martins, Joice da Costa
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
metadata.dc.creator: Martins, Joice da Costa
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Abstract: A participação é uma das características norteadoras na construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e amplamente mencionada na literatura como requisito para a realização de uma avaliação formativa e emancipatória, com foco na melhoria da qualidade do ensino superior. O SINAES estabelece que a avaliação deverá assegurar a participação dos três corpos sociais que compõem a comunidade acadêmica, Docentes, Discentes, servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e da Sociedade Civil organizada. Neste sentido, o presente estudo buscou compreender como os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) percebem a participação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) na avaliação institucional das universidades públicas federais brasileiras. A amostra da pesquisa foi composta pelas cinco universidades federais melhor conceituadas no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014, uma por região do país, sendo selecionadas a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados obtidos através de questionário eletrônico foram organizados numa matriz e agrupados às categorias com as quais possuem correlação. Os resultados encontrados demonstram que, embora os membros das CPA percebam a participação dos servidores TAE na autoavaliação institucional, ela ainda se demonstra pouco uniforme e, muitas vezes, inexpressiva.
Keywords: Avaliação Institucional
Servidores Técnico-Administrativos em Educação
TAE
Universidades Federais
Sinaes
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31177
Issue Date: Oct-2019
Appears in Collections:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.pdf577,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.