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dc.contributor.authorMartins, Joice da Costa-
dc.contributor.authorRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.creatorMartins, Joice da Costa-
dc.creatorRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:24:45Z-
dc.date.available2019-12-18T14:24:45Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31177-
dc.description.abstractA participação é uma das características norteadoras na construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e amplamente mencionada na literatura como requisito para a realização de uma avaliação formativa e emancipatória, com foco na melhoria da qualidade do ensino superior. O SINAES estabelece que a avaliação deverá assegurar a participação dos três corpos sociais que compõem a comunidade acadêmica, Docentes, Discentes, servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e da Sociedade Civil organizada. Neste sentido, o presente estudo buscou compreender como os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) percebem a participação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) na avaliação institucional das universidades públicas federais brasileiras. A amostra da pesquisa foi composta pelas cinco universidades federais melhor conceituadas no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014, uma por região do país, sendo selecionadas a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados obtidos através de questionário eletrônico foram organizados numa matriz e agrupados às categorias com as quais possuem correlação. Os resultados encontrados demonstram que, embora os membros das CPA percebam a participação dos servidores TAE na autoavaliação institucional, ela ainda se demonstra pouco uniforme e, muitas vezes, inexpressiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectServidores Técnico-Administrativos em Educaçãopt_BR
dc.subjectTAEpt_BR
dc.subjectUniversidades Federaispt_BR
dc.subjectSinaespt_BR
dc.titleA participação dos servidores técnico-administrativos na Avaliação Institucional: a percepção dos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA)pt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

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