Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31177
Tipo: Outros
Título: A participação dos servidores técnico-administrativos na Avaliação Institucional: a percepção dos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA)
Autor(es): Martins, Joice da Costa
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Autor(es): Martins, Joice da Costa
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Abstract: A participação é uma das características norteadoras na construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e amplamente mencionada na literatura como requisito para a realização de uma avaliação formativa e emancipatória, com foco na melhoria da qualidade do ensino superior. O SINAES estabelece que a avaliação deverá assegurar a participação dos três corpos sociais que compõem a comunidade acadêmica, Docentes, Discentes, servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e da Sociedade Civil organizada. Neste sentido, o presente estudo buscou compreender como os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) percebem a participação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) na avaliação institucional das universidades públicas federais brasileiras. A amostra da pesquisa foi composta pelas cinco universidades federais melhor conceituadas no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014, uma por região do país, sendo selecionadas a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados obtidos através de questionário eletrônico foram organizados numa matriz e agrupados às categorias com as quais possuem correlação. Os resultados encontrados demonstram que, embora os membros das CPA percebam a participação dos servidores TAE na autoavaliação institucional, ela ainda se demonstra pouco uniforme e, muitas vezes, inexpressiva.
Palavras-chave: Avaliação Institucional
Servidores Técnico-Administrativos em Educação
TAE
Universidades Federais
Sinaes
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31177
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.pdf577,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.