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dc.contributor.advisorOliveira, Andréia Maria Pereira de-
dc.contributor.authorPereira, Jamerson dos Santos-
dc.creatorPereira, Jamerson dos Santos-
dc.date.accessioned2019-10-08T10:41:16Z-
dc.date.available2019-10-08T10:41:16Z-
dc.date.issued2019-10-08-
dc.date.submitted2019-08-06-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30716-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo investigar como ocorre o processo de aprendizagem de professores de matemática em formação inicial quando se envolvem em práticas sociais em uma disciplina sobre geometria. Buscou-se inspiração nos pressupostos teóricos da Teoria Social da Aprendizagem de Wenger (1998) e em alguns aspectos da perspectiva da aprendizagem situada de Lave e Wenger (1991), por meio dos quais compreendemos uma caracterização possível da aprendizagem mediante dois constructos teóricos: prática social e identidade. Notadamente, esses dois elementos se mostraram capazes de descrever parte da dinâmica dos processos de aprendizagem, apontando-os como base e caracterização possíveis ao desenvolvimento profissional de futuros professores de Geometria, pela estreita relação entre as dimensões o quê/como fazemos e quem podemos ser no processo. Para tal, foram analisadas de modo qualitativo as aulas de uma disciplina de uma universidade pública no interior da Bahia. Os dados foram produzidos por meio de observação gravada em áudio e vídeo e também registrada pelo pesquisador por diário de campo, bem como pela realização de entrevista no início e no fim da disciplina. Os resultados sugerem o delineamento de aspectos diferenciados de aprender e ensinar conceitos geométricos, demarcando com isso processos ricos à constituição de histórias de aprendizagem dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Por sua vez, as experiências dos futuros professores permitiram a constituição dos seguintes aspectos de aprendizagem: 1) Cuidado com o trato dos conceitos geométricos na Educação Básica para que eles sejam bem fundamentados, com sentidos atrelados a um processo de construção; 2) É possível aprender com o outro, portanto, a aprendizagem é social; e 3) suas experiências servem como histórias de aprendizagem, às quais podem ser contadas em outros contextos. A conclusão aponta para um movimento que garante ao futuro professor negociar suas próprias participações e reificações em geometria. Além disso, fica evidente a preocupação dos sujeitos em relação à formalização do conceito pelas suas definições.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work aimed to investigate how the learning process of teachers in mathematics occurs when it comes to a specialization course in geometry and high school education. We sought inspiration from the theoretical assumptions of Wenger's Social Theory of Learning (1998) in some perspectives of the situated learning perspective of Lave and Wenger (1991), through which the series comprise a possibility of learning by two theoretical constructs: social practice and identity. Notably, these two elements became able to form the integration of learning processes, the database and the characterization were able to make the training of future teachers of Geometry, communication between the dimensions and the perspective of who does and who we can be process. For this, qualitative analysis was analyzed as the forms of a public university in the interior of Bahia. The dates were recorded by audio and video recorded in audio and video throughout the day. The results obtained can be delineated so as to differentiate and learn to deal with geometric processes. In turn, the experiences of future teachers allowed the constitution of the following learning aspects: 1) Beware of the concepts of geometric data in education; 2) it is possible to learn from the other, therefore, learning is social; and 3) their campaigns as learning stories, which can be told in other contexts. The lesson points to a movement that prospects for the future teacher denies their own participation and reifications in geometry. In addition, it is evident the concern with the questions regarding the formalization of the concept by its definitions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática socialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.titleAprendizagem de futuros professores de matemática: um olhar sobre a prática social e identidade.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
dc.contributor.refereesPazuch, Vinícius-
dc.contributor.refereesTeixeira, Elder Sales-
dc.contributor.refereesOliveira, Andreia Maria Pereira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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