Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30700
Tipo: Tese
Título: Formação inicial de professores de biologia: elementos da etnoecologia para uma prática docente sensível à diversidade cultural.
Autor(es): Martins, Karina Vieira
Autor(es): Martins, Karina Vieira
Abstract: Entendendo a importância de inserir na sala de aula de biologia a perspectiva de outras culturas, que não só a da ciência. A presente pesquisa teve por objetivo geral investigar como um curso de extensão em etnoecologia pode colaborar na formação inicial de professores de biologia que sejam sensíveis à diversidade cultural. Como objetivos específicos, visamos: a) Caracterizar aspectos da formação do professor de biologia para a diversidade cultural, no que diz respeito às questões da etnoecologia para o ensino de ciências; b) Identificar concepções dos licenciandos acerca da temática abordada antes e após as suas participações no curso; c) Avaliar intervenções pedagógicas desenvolvidas pelos licenciandos em biologia, após o curso, pautadas no diálogo intercultural entre os saberes ecológicos escolares e os tradicionais acerca dos recursos naturais. O curso de extensão teve a participação de licenciandos em biologia de três universidades do estado da Bahia, da rede pública e particular, e abordou temáticas relacionadas à etnoecologia e ao ensino de ciências, tanto nas esferas teórica quanto prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção, que buscou investigar a vida de coletividades na sua diversidade, assumindo uma intervenção de caráter socioanalítico, acompanhando o cotidiano das práticas e buscando criar um campo de problematização. A produção de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, vídeo-gravações e diário de campo. De maneira geral, os resultados apontam que uma abordagem centrada nos instrumentos que a etnoecologia dispõe, pode contribuir para a formação de professores de biologia que sejam sensíveis à diversidade cultural, uma vez que mesmo aqueles licenciando participantes que não tiveram contato anterior com essa abordagem, entenderam a importância de levar em consideração outros pontos de vista para a ampliação do conhecimento científico em sala de aula. Além disto, aponta para a direção de que são necessários maiores esforços para a formação do professor de biologia que seja sensível à diversidade cultural, o que implica, entre outros aspectos, a inserção de abordagens etnoecológicas nos componentes curriculares, ou mesmo a inserção de um componente específico para a etnoecologia. Dessa forma, poderá gerar possibilidades de problematizações entre as inúmeras relações que são estabelecidas entre os seres humanos, suas culturas e o mundo natural, que guiarão uma futura prática pedagógica baseada no respeito e consideração da diversidade cultural presente nas salas de aula. A contribuição do curso de extensão, apesar de ter tido muitos fatores limitantes, tais como o alto índice de evasão, provoca reflexões acerca das temáticas ambientais que devem estar associadas aos conhecimentos etnoecológicos que as comunidades possuem. Durante o curso, conseguimos perceber que houve a intenção, pelas licenciandas, de promover o diálogo intercultural e a inserção de elementos etnoecológicos nas aulas que foram desenvolvidas. Esta pesquisa poderá fortalecer estudo posteriores nas áreas de Ensino de Ciências, Formação de Professores de ciências e Etnoecologia, por ofertar subsídios que poderão enriquecer a compreensão a respeito das relações entre ciência e cultura no Brasil ou em outros países cujas realidades sejam semelhantes.
ABSTRACT Understanding the importance of inserting into the biology classroom the perspective of cultures other than science. This research aimed to investigate how an extension course in ethnoecology can contribute to the initial formation of biology teachers who are sensitive to cultural diversity. As specific objectives, we aim to: a) Characterize aspects of biology teacher education for cultural diversity, with regard to issues of ethnoecology for science teaching; b) Identify the conceptions of the undergraduates about the thematic approached before and after their participation in the course; c) Evaluate pedagogical interventions developed by undergraduate students in biology after the course, based on the intercultural dialogue between school and traditional ecological knowledge about natural resources. The extension course was attended by undergraduate students in biology from three universities in the state of Bahia, from the public and private schools, and addressed themes related to ethnoecology and science teaching, both in the theoretical and practical spheres. This is a qualitative intervention research, which sought to investigate the life of collectivities in their diversity, assuming an intervention of socioanalytical character, following the daily practices and seeking to create a field of problematization. Data were produced through semi-structured interviews, video recordings and field diary. In general, the results indicate that an approach centered on the instruments that ethnoecology has available can contribute to the formation of biology teachers who are sensitive to cultural diversity, since even those licensing participants who had no previous contact with this approach, They understood the importance of taking into consideration other points of view for the expansion of scientific knowledge in the classroom. Moreover, it points to the direction that greater efforts are needed for the formation of a biology teacher who is sensitive to cultural diversity, which implies, among other aspects, the insertion of ethnoecological approaches in the curriculum components, or even the insertion of a specific component for ethnoecology. Thus, it may generate possibilities for problematization between the numerous relationships that are established between human beings, their cultures and the natural world, which will guide a future pedagogical practice based on respect and consideration of the cultural diversity present in classrooms. The contribution of the extension course, despite having many limiting factors, such as the high dropout rate, provokes reflections on the environmental issues that must be associated with the ethnoecological knowledge that the communities have. During the course, we realized that there was the intention, by the students, to promote intercultural dialogue and the inclusion of ethnoecological elements in the classes that were developed. This research may strengthen further study in the areas of Science Teaching, Science Teacher Training and Ethnoecology, by offering subsidies that may enrich understanding about the relationship between science and culture in Brazil or in other countries whose realities are similar.
Palavras-chave: Formação de professores
Etnoecologia no ensino de biologia
Diálogo intercultural
Teacher education
Ethnoecology for biology education
Intercultural dialogue
CNPq: Biologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30700
Data do documento: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINA MARTINS-TESE-VERSÃO FINAL-PPGEFHC .pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.