Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30498
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Leitura do texto literário na sala de aula
Autor : Rangel, Aline Cristina Matos
metadata.dc.creator: Rangel, Aline Cristina Matos
Resumen : Este trabalho é um memorial de formação em que apresento a problemática existente, no meu local de atuação laborial, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, quanto a pouca prática da leitura do texto literário nas séries do Fundamental II. Trata-se de uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica bem como uma tentativa de intervir numa lacuna que hoje persiste no ensino de literatura do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Busco retomar a defesa da prática da leitura literária em sala, numa proposta de leitura coletiva, participativa, reflexiva e crítica, feita através de oficinas semanais ao longo de um bimestre. O objetivo principal do projeto é trabalhar a literatura em sala de aula, a partir de uma proposta pensada e planejada para a efetiva leitura do texto literário. As oficinas são apresentadas e sua aplicação é analisada, levando-me a tecer algumas considerações finais sobre o trabalho de leitura literária em sala. Anexo ao trabalho, segue todo o material das oficinas.
Palabras clave : Leitura
Literatura
Texto literário
Ensino Fundamental II
Literatura - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30498
Fecha de publicación : 2-sep-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PROFLETRAS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
memorial.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.