Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30498
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Leitura do texto literário na sala de aula |
Authors: | Rangel, Aline Cristina Matos |
metadata.dc.creator: | Rangel, Aline Cristina Matos |
Abstract: | Este trabalho é um memorial de formação em que apresento a problemática existente, no meu local de atuação laborial, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, quanto a pouca prática da leitura do texto literário nas séries do Fundamental II. Trata-se de uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica bem como uma tentativa de intervir numa lacuna que hoje persiste no ensino de literatura do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Busco retomar a defesa da prática da leitura literária em sala, numa proposta de leitura coletiva, participativa, reflexiva e crítica, feita através de oficinas semanais ao longo de um bimestre. O objetivo principal do projeto é trabalhar a literatura em sala de aula, a partir de uma proposta pensada e planejada para a efetiva leitura do texto literário. As oficinas são apresentadas e sua aplicação é analisada, levando-me a tecer algumas considerações finais sobre o trabalho de leitura literária em sala. Anexo ao trabalho, segue todo o material das oficinas. |
Keywords: | Leitura Literatura Texto literário Ensino Fundamental II Literatura - Estudo e ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | Letras |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30498 |
Issue Date: | 2-Sep-2019 |
Appears in Collections: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
memorial.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.