Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Filho, João Glicério-
dc.contributor.authorCosta, Camila Bastos Bacelar-
dc.creatorCosta, Camila Bastos Bacelar-
dc.date.accessioned2019-08-27T16:10:52Z-
dc.date.available2019-08-27T16:10:52Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.date.submitted2019-06-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30466-
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga o instituto da mobilidade urbana eficiente e sua proteção constitucional no Brasil. Consigna tema de inegável pertinência e atualidade, por consistir em uma das principais demandas a serem enfrentadas nos grandes centros urbanos. Somada à relevância social, ambiental, econômica, jurídica e acadêmica da matéria, na hodierna conjuntura política/econômica do país e, a despeito de sua incipiente abordagem e aprofundamento, sobremaneira na seara jurídica, evidencia-se, também, a sua originalidade. Partindo de uma contextualização histórica e da caracterização dos direitos fundamentais e sociais, constrói-se a fundamentação teórica do estudo no sentido de alicerçar a categorização da mobilidade urbana eficiente como direito fundamental social, assertiva basilar a este trabalho científico. Ademais, a partir do problema proposto, de identificar as limitações à efetivação da mobilidade urbana no Brasil, esta dissertação, de cunho exploratório bibliográfico e de revisão de legislação, com enfoque qualitativo e multimetodológico, também objetiva promover uma análise jurídica da proteção constitucional entregue a este direito social, legitimadora da busca pela implementação de políticas urbanas de desenvolvimento sustentável. Analisar-se-ão, por conseguinte, os principais dispositivos constitucionais protetivos ao direito em lume, bem como suas implicações, evidenciando-se a base constitucional da mobilidade urbana eficiente e contextualizando-a com os principais institutos urbanísticos vigentes, de maneira a fornecer satisfatoriamente o seu panorama protetivo global no ordenamento jurídico pátrio para, finalmente, a partir dos impeditivos detectados, apontar-se os instrumentos disponíveis à sua transposição e efetivação em dimensão substancial.pt_BR
dc.description.abstractThe present research investigates the efficient urban mobility institute and its constitutional protection in Brazil. It carries with it a theme of undeniable pertinence and currentness, for it addresses one of the main demands to be faced in large urban centers. In addition to the subject’s social, environmental, economic, legal and academic relevancy, in the country’s contemporary political/economic scenario and, despite its, still incipient, approach and deepening, especially in the legal sphere, its uniqueness is, also, evidenced. Starting from a historical contextualization and the fundamental and social rights’ characterization, the study’s theoretical foundation is built in the sense of basing the efficient urban mobility categorization as a social fundamental right, the pivotal assertive to this scientific work. Furthermore, from the proposed problem, which is of identifying the limitations to the urban mobility effectiveness in Brazil, this dissertation, classified as bibliographic exploratory and from legislation’s revision, with a qualitative and multi-methodological approach, also aims to promote a legal analysis of the constitutional protection delivered to this social right, legitimizing the pursuit for the implementation of urban policies from sustainable development. Therefore, the most relevant constitutional dispositions that protect the targeted right will be analyzed, as well as its implications, highlighting the constitutional basis of efficient urban mobility and contextualizing it with the existing urban institutes, in order to satisfactorily provide its global protective outlook in the national legal system, thus, finally, starting from the detected impediments, pointing out the available instruments to its transposition and realization in a substantial dimension.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito Constitucionalpt_BR
dc.subjectDireitos Sociaispt_BR
dc.subjectDireitos Fundamentaispt_BR
dc.subjectDireito urbanísticopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbana Eficientept_BR
dc.subjectConstitutional Lawpt_BR
dc.subjectFundamental Rightspt_BR
dc.subjectSocial Rightspt_BR
dc.subjectEfficient Urban Mobilitypt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.titleProteção constitucional à mobilidade urbana eficiente no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira Filho, João Glicério-
dc.contributor.refereesHirsch, Fábio Periandro de Almeida-
dc.contributor.refereesFigueiredo, Gabriel Seijo Leal de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia e Ciências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA BASTOS BACELAR COSTA.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.