Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30403
Tipo: Tese
Título: Pensamento Crítico de Estudantes de um Curso Técnico sobre as Relações CTS no Ensino de Corrente Alternada
Autor(es): Silveira, Mônica
Autor(es): Silveira, Mônica
Abstract: O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode ser empregado na perspectiva de modificar os valores individuais, estimulando a autonomia e o pensamento crítico (BARBOSA; BAZZO, 2014). O pensamento crítico (PC), nesse aspecto, representa a capacidade de análise profunda, questionamento, discussão de problemas e busca de soluções adequadas (CARRAHER, 1999; LIPMAN, 2003). Nesta pesquisa, propõe-se a aplicação do enfoque CTS a partir de um conteúdo de corrente alternada, a fim de mobilizar o pensamento crítico de estudantes de curso técnico. Para alcançar esse objetivo, foi elaborada uma sequência didática (SD), considerando-se o encadeamento de atividades em torno de uma situação-problema (GUIMARÃES; GIORDAN, 2013) que promova o entendimento das relações CTS e o desenvolvimento do PC. A apreciação das percepções sobre as relações CTS e o nível de PC dos estudantes foi feita através de dois questionários, aplicados antes e após a SD, elaborados por meio de notícias veiculadas na internet com opção de escolha de opiniões sobre as informações dadas. As opiniões selecionadas e as justificativas para a escolha formaram a base de dados para análise das categorias CTS e níveis de PC. A maior parte das atividades da SD se baseou em uma situação-problema (caso simulado) –considerada por Freire (2007) como uma atividade típica do enfoque CTS e da educação para ampliação do pensamento crítico. As atividades envolveram discussão de trechos de vídeos, aula expositiva, discussão em grupo, pesquisa individual e debate. Foi possível perceber que as atividades tiveram pouca influência na percepção dos estudantes sobre as relações CTS. No tocante ao nível de pensamento crítico, foi possível identificar uma alteração tímida, porém positiva. Os resultados apontam que a aplicação de uma SD com abordagem CTS pode melhorar o nível de pensamento crítico dos estudantes. ABSTRACT: Teaching with a focus on Science, Technology and Society (STS) can be employed in the perspective of modifying individual values, stimulating autonomy and critical thinking (BARBOSA; BAZZO, 2014). Critical thinking (CT), in this context, represents deep analysis, questioning, discussion of problems and search for suitable solutions (CARRAHER, 1999; LIPMAN, 2003). In this research, it is proposed to apply the STS approach from an alternating current content to mobilize the critical thinking of students of technical course. In order to reach this goal, a didactic sequence (DS) was developed, considering the chain of activities around a problem situation (GUIMARÃES; GIORDAN, 2013) that promote understanding of STS relations and CT development. The evaluation of the perceptions about the STS relations and the CT level of the students was made through two questionnaires, applied before and after the DS and elaborated from news published on the internet with the option of choosing opinions about the information given. The selected opinions and justifications for the choice formed the database for the analysis of STS categories and CT levels. Most DS activities were based on a problem situation (simulated case) which is considered by Freire (2007) as a typical activity of the STS approach and education for the expansion of critical thinking. The activities involved discussion of video clips, expository class, group discussion, individual research and debate. It was possible to perceive that the activities had little influence in the students' perception about the STS relations. Regarding the level of critical thinking, it was possible to perceive to identify a timid but positive change. The results indicate that the application of a DS with a STS approach can improve the students' critical thinking level.
Palavras-chave: Pensamento crítico
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Sequência Didática
Curso Técnico
Corrente Alternada
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30403
Data do documento: 20-Ago-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Completa Final 20190502.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.