Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30363
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Educação e profissionalização do auxiliar de enfermagem: uma prática em discussão
Autor : Araújo, Maria da Conceição Filgueiras de
metadata.dc.creator: Araújo, Maria da Conceição Filgueiras de
Resumen : Estudo analítico do processo de formação de duas turmas de Auxiliares de Enfermagem, egressos dos Cursos Descentralizados, em Itabuna-BA, no período de 1993 a 1996. Objetivou-se analisar criticamente o currículo adotado e a prática do egresso no desempenho de suas funções, tomando-se como parâmetro o que preconiza o Projeto Larga Escala, utilizando como espaço pedagógico não só o momento do curso, mas também a experiência do local de trabalho do educando. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo ex post facto, envolvendo quarenta egressos que trabalham em municípios da área de abrangência da 7ª DIRES e UESC. Os dados foram coletados a partir de análise documental, aplicação de questionário e observação com roteiro, e analisados utillizando-se método quantiqualitativo, estatística descritiva com cálculo de freqüência simples e percentuais. A análise/interpretação dos resultados obtidos permitiu o reconhecimento da clientela, desvelar aspectos significativos sobre os pontos positivos e negativos dos Cursos, além de identificar a ocorrência e manutenção de comportamentos distorcidos na prática dos egressos, durante suas atividades nas unidades de saúde.
ABSTRACT: This is an analytic study of the process of formation of two groups of License Practice Nurses (LPN) graduating the Decentralized Courses Itabuna, Bahia, during the period of 1993 to 1996. The purpose of the study was to analyze the existing curriculum and the LPNs’ practice in the performance of their functions based on the Large Scale Project principles, utilizing the course time and the student’s workplace experiences. As a field research, it was a type of ex post facto, which involved 40 LPNs’ who worked at areas of inclusion of 7th DIRES and UESC. Data were collected by analyzing documents, applying questionnaire and using a systematic observation. The author of the study utilized the quant qualitative method as well as descriptive statistic to analyze data. The analysis and interpretation of the research findings enabled the author recognize the clientele and show significant aspects on the strengthens and weaknesses of the Decentralized Courses as well as identifying the occurrence and maintenance of LPNs’ distorted behaviors during their professional practice.
Palabras clave : Enfermagem
Auxiliares de Enfermagem
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30363
Fecha de publicación : 14-ago-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.