Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Maria Cristina Martins-
dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Osvaldo Real-
dc.creatorCarneiro, Fernando Osvaldo Real-
dc.date.accessioned2019-08-05T19:11:29Z-
dc.date.available2019-08-05T19:11:29Z-
dc.date.issued2019-08-05-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30207-
dc.description.abstractDiscutimos questões que são pertinentes ao terreno da Formação Docente, focalizando-se na História do Ensino de Física elevamos em consideração as influências acerca da forma como utilizamos a Matemática no Ensino de Física. A pesquisa justifica-se pela existência da necessidade de compreendermos o porquê a Matemática tem funcionalidade específica de atuação metodológica, no âmbito do Ensino de Física, podendo ocasionar obstáculos pedagógicos permanentes. Na pesquisa, investigamos e classificamos um elenco de dimensões histórico-epistemológicas, advindas de momentos histórico-filosóficos específicos, que dizem respeito à relação constante entre a Física e a Matemática onde aconteceram os diálogos extemporâneos, propostos pelas obras específicas de Galileu, Newton e pela mediação da Escola Francesa. Tratamos de analisar como ocorreu a transformação do estilo de pensamento presente nas epistemologias galileanas e newtonianas, no ensino de física da Escola Francesa nos séculos XIX e XX e a sua consequente recepção no Brasil. Os caminhos trilhados para chegarmos a esse objetivo, permearam por um estudo teórico de avaliação documental, acerca das fontes históricas, à luz da análise das categorias fleckianas, com fins de compreendermos o que pode ter levado a essa consolidação, presente no ensino de física, nos dias de hoje no Brasil. Trouxemos resultados que podem nos remeter às formas mais coerentes de utilizar a Matemática no Ensino de Física, evidenciando, assim, uma concepção ingênua dessa relação por parte dos pares envolvidos. Por tudo isso, ampliamos o olhar crítico acerca dessas dimensões histórico-epistemológicas, utilizadas nos cursos de formação dos professores de Física no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractWe discuss issues that are relevant to the field of Teacher Education, focusing on the History of Physics Teaching and take into account the influences on how we use Mathematics in Physics Teaching. The research is justified by the existence of the need to understand why Mathematics has specific functionality of methodological performance, within the scope of Physics Teaching, and may cause permanent pedagogical obstacles. In the research, we investigate and classify a set of historical-epistemological dimensions, arising from specific historical-philosophical moments, which relate to the constant relationship between Physics and Mathematics where the extemporaneous dialogues, proposed by the specific works of Galileo, Newton and mediation of the French School. We try to analyze how the transformation of the thinking style present in the Galilean and Newtonian epistemologies occurred in the physics teaching of the French School in the 19th and 20th centuries and its consequent reception in Brazil. The paths taken to reach this objective were permeated by a theoretical study of documentary evaluation of historical sources in the light of the analysis of the Fleckian categories in order to understand what might have led to this consolidation present in the teaching of physics, nowadays in Brazil. We have brought results that may refer us to the more coherent ways of using Mathematics in Physics Teaching, thus evidencing a naive conception of this relationship on the part of the involved peers. For all this, we broaden the critical view about these historical-epistemological dimensions, used in the training courses of physics teachers in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectInter-relaçõespt_BR
dc.titleAs inter-relações entre a física e a matemática: evidências em diálogos extemporâneos de Galileu, Newton e a Escola Francesa na consolidação de uma abordagem para o ensino de física no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesDelizoicov Neto, Demétrio-
dc.contributor.refereesBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.refereesFarias, Luiz Márcio Santos-
dc.contributor.refereesOliveira, Maurício Pietrocola Pinto de-
dc.contributor.refereesLima, Niels Fontes-
dc.contributor.refereesPessoa Junior, Osvaldo Frota-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentUniversidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqHistória das Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Final - Fernando Osvaldo Real Carneiro.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.