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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Aqui eu não tenho muitos direitos não, mais deveres: uma análise da representação feita pelos adolescentes em cumprimento de internação na case Salvador
Autor(es): Santos, Joyce Fideles
Autor(es): Santos, Joyce Fideles
Abstract: A presente monografia tem como objetivo analisar a representação feita pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na CASE Salvador acerca das políticas públicas disponibilizadas no âmbito da internação. Trata-se, portanto, de um trabalho qualitativo realizado através do método indutivo. Para tanto, o trabalho se inicia com uma breve explicação acerca da Teorização Enraizada, procedimento utilizado para desenvolver a pesquisa. Os dados foram obtidos através da realização de entrevistas semidiretivas com alguns adolescentes internados e com alguns funcionários da unidade. Com base nos depoimentos e na experiência da pesquisadora dentro da instituição, foram delimitados conceitos, categorizados em seguida de acordo com os direitos que os adolescentes entendem ter ou não. Finalizada esta etapa, comparou-se o quanto construído com os conceitos delineados tradicionalmente pela doutrina e pelos demais trabalhos que versam sobre o mesmo tema. Por fim, foi elaborada uma teoria fundamentada nos dados encontrados, a qual não objetiva ser apta a explicar todos os casos em igual condição, mas, unicamente, fornecer elementos que facilitem a compreensão do fenômeno social estudado.
This monography aims to analyze the representation made by teenagers in Socialeducational measures at CASE Salvador about the public policies made available in the context of detention. It is therefore a qualitative work, done through the inductive method. For this, the work begins with a brief explanation about the Grounded Theory, procedure used to develop the research. The data were obtained through interviews with some teenagers in detention and some employees. On the basis of depositions and experience of the researcher within the institution, concepts were delimited, categorized according to the rights that teenagers understand to have. Finished this stage, this concepts were compared to other papers about the subject. Lastly, a theory was developed based on the obtained data. This theory doesn’t aim to explain all the same cases, but only provide elements that facilitate understanding of the social phenomenon studied.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Internação
Medida Socioeducativa
Adolescentes
Ato Infracional
Direitos;
Teorização Enraizada
Public Policy
Detention
Social-educational Measures
Teenagers
Juvenile Crime
Rights
Grounded Theory
CNPq: Filosofia e Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30137
Data do documento: 21-Jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

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