Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2985
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Análise contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público
Otros títulos : DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação
Autor : Burnham, Teresinha Fróes
metadata.dc.creator: Burnham, Teresinha Fróes
Resumen : Este artigo é uma reconstrução sumária e parcial da dinâmica de construção de uma metodologia de análise de processos de tradução do conhecimento científico - conhecimento privado a uma comunidade específica - já submetido a uma primeira tradução como conhecimento escolar, para acesso a um público de não-cientistas: estudantes de nível médio. Toma-se a escola como lócus de investigação, levando em conta que esta é a instituição socialmente responsabilizada pela democratização da informação científica, na perspectiva de que esta se transforme em conhecimento pessoal de indivíduos sociais, compreendidos como sujeitos do conhecimento, pela agregação de significados relevantes à formação da cidadania. O texto caracteriza-se como uma memória teórica e experiencialmente referenciada, de uma investigação realizada há mais de duas décadas, através da qual foi produzida a primeira formulação desta metodologia que, depois de várias reconstruções (que continuam a se processar contemporaneamente), vem sendo a base dos trabalhos realizados pela Rede Cooperativa de Pesquisa em (In)formação, Currículo e Trabalho - REDPECT / UFBA, dedicada a participar na construção do novo campo interdisciplinar e multirreferencial da Info-Educação.O texto limita-se a apenas um dos "componentes" do processo de tradução: a dupla dimensão de (des)construção e (re)construção de estruturas conceituais formais de um ou mais corpos teóricos da área de Biologia.
Palabras clave : Conhecimento Científico
Conhecimento Privado
Conhecimento Escolar
Democratização da Ciência
Comunicação Científica
Scientific Knowledge
Private Knowledge
School Knowledge
Democratization of Science
Scientific Communication
Editorial : IASI - Instituto de Adaptação e Inserção na Sociedade da Informação
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2985
Fecha de publicación : 2002
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo 03.pdf184,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.