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dc.contributor.authorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.creatorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.date.accessioned2011-09-29T14:39:04Z-
dc.date.available2011-09-29T14:39:04Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.issn1517-3801-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2985-
dc.descriptionDataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.3, n.3, p.16, jun. 2002pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é uma reconstrução sumária e parcial da dinâmica de construção de uma metodologia de análise de processos de tradução do conhecimento científico - conhecimento privado a uma comunidade específica - já submetido a uma primeira tradução como conhecimento escolar, para acesso a um público de não-cientistas: estudantes de nível médio. Toma-se a escola como lócus de investigação, levando em conta que esta é a instituição socialmente responsabilizada pela democratização da informação científica, na perspectiva de que esta se transforme em conhecimento pessoal de indivíduos sociais, compreendidos como sujeitos do conhecimento, pela agregação de significados relevantes à formação da cidadania. O texto caracteriza-se como uma memória teórica e experiencialmente referenciada, de uma investigação realizada há mais de duas décadas, através da qual foi produzida a primeira formulação desta metodologia que, depois de várias reconstruções (que continuam a se processar contemporaneamente), vem sendo a base dos trabalhos realizados pela Rede Cooperativa de Pesquisa em (In)formação, Currículo e Trabalho - REDPECT / UFBA, dedicada a participar na construção do novo campo interdisciplinar e multirreferencial da Info-Educação.O texto limita-se a apenas um dos "componentes" do processo de tradução: a dupla dimensão de (des)construção e (re)construção de estruturas conceituais formais de um ou mais corpos teóricos da área de Biologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIASI - Instituto de Adaptação e Inserção na Sociedade da Informaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento Científicopt_BR
dc.subjectConhecimento Privadopt_BR
dc.subjectConhecimento Escolarpt_BR
dc.subjectDemocratização da Ciênciapt_BR
dc.subjectComunicação Científicapt_BR
dc.subjectScientific Knowledgept_BR
dc.subjectPrivate Knowledgept_BR
dc.subjectSchool Knowledgept_BR
dc.subjectDemocratization of Sciencept_BR
dc.subjectScientific Communicationpt_BR
dc.titleAnálise contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento públicopt_BR
dc.title.alternativeDataGramaZero - Revista de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv.3, n.3pt_BR
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